Suplementação de probióticos é eficaz no emagrecimento?

Suplementação de probióticos é eficaz no emagrecimento?

Nas últimas décadas, o aumento crescente da população obesa e com sobrepeso se tornou motivo de preocupação na saúde pública global.

Desde então, pesquisadores têm investigado estratégias dietéticas com o objetivo de auxiliar no emagrecimento e reduzir a incidência de doenças metabólicas relacionadas à obesidade.

Recentemente, pesquisadores da Noruega publicaram uma meta-análise, que avaliou o efeito da suplementação de probióticos na diminuição do peso e de medidas corpóreas na população com sobrepeso e obesidade. Confira os detalhes do estudo a seguir.

 

Probióticos por 3 a 12 semanas

Nesta recente revisão, foram incluídos quinze estudos, abrangendo uma amostra total de 957 indivíduos. As mulheres representavam 63% da população estudada.

Nos estudos, os indivíduos foram aleatoriamente sorteados em dois grupos:

  • Intervenção: recebiam suplementação de probióticos por período médio entre 3 a 12 semanas.
  • Grupo controle: recebiam ou suplemento do tipo placebo.

Os probióticos suplementados consistiram em diferentes cepas, sendo predominantemente representados por lactobacilos e bifidobactérias. Os participantes utilizaram-nos diariamente na forma de cápsulas, seguindo a quantidade sugerida pelo fabricante, ou ainda por meio do consumo diário de produtos lácteos fermentados.

 

Resultados contrastantes

Dos 15 ensaios clínicos, 13 mostraram diminuição significativa no peso (-0,6 Kg) e no IMC (-0,27 Kg/m²). Além disso, 7 estudos encontraram uma redução da porcentagem de gordura corporal (-0,6%) comparado com o grupo placebo. Entretanto, não houve redução significativa quando avaliado a gordura corporal em kg (-0,42 kg).

Apesar da maioria dos estudos mostrarem a redução significativa das medidas corporais e do peso com uso de probióticos, o impacto dessa diminuição é baixo para reverter o quadro de excesso de peso.

Os autores concluem, portanto, que realizar novos ensaios clínicos com um período prolongado de suplementação de probióticos (>12 semanas) é uma abordagem promissora como parte de uma estratégia dietética eficaz para o emagrecimento.

 

Clique aqui para ler o artigo completo.

 

Se você gostou deste artigo, leia também:

Suplementação de Probióticos em Pacientes Internados em Unidades de Terapia Intensiva: há indicação para utilização na prática?

NICE – Diretriz no cuidado ao paciente com Sobrepeso/obesidade – Ganep Educação (ganepeducacao.com.br)

ABESO: Declaração de posição sobre Terapia Nutricional no sobrepeso e obesidade (ganepeducacao.com.br)

 

Referência:

Borgeraas H et al. Effects of probiotics on body weight, body mass index, fat mass and fat percentage in subjects with overweight or obesity: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2018 Feb;19(2):219-232.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post