Conteúdo
Os grãos integrais são aqueles que não passam por nenhum processo de refinamento, preservando os nutrientes de sua matriz alimentar. No passado, pesquisas científicas já relataram diversas vantagens com o consumo de grãos integrais: benefícios na redução do risco de desordens metabólicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, são alguns exemplos.
Mais recentemente, uma nova pesquisa comparou o consumo de grãos integrais ou refinados em diversos parâmetros da saúde humana. Confira!
Metodologia da pesquisa
Em um estudo randomizado e crossover, cientistas investigaram o efeito de dieta rica em grãos integrais na modulação do microbioma e função intestinal, alteração da sensibilidade à insulina e biomarcadores da saúde metabólica.
Para isso, participaram da pesquisa 60 adultos de ambos os sexos, com idade entre 20 e 65 anos. Os participantes deveriam consumir uma dieta com ≥ 75g de grãos integrais por 8 semanas. Em seguida, haveria uma período de washout de 6 semanas. Por fim, adotou-se uma dieta com grãos refinados por mais 8 semanas.
A fim de avaliar o consumo alimentar, utilizou-se um diário alimentar de 4 dias, no início e fim de cada período de dieta. Além disso, avaliou-se marcadores metabólicos, medidas antropométricas, hipertensão arterial, composição do microbioma intestinal, tempo de trânsito intestinal e perfil metabólico urinário, também no início e fim de cada dieta.
Quais foram os benefícios dos grãos integrais?
Houve uma diferença significativa entre o consumo de fibras entre as dietas (p <0.001).
No período do estudo com dieta rica em grãos integrais, observou-se uma redução da ingestão energética e do peso corporal (p <0.001).
Marcadores de inflamação sistêmica de baixo grau, como a proteína C reativa (PCR) e interleucina 6 (IL-6) também foram observados com a dieta de grãos.
Embora tenha tido benefícios significantes no peso e alguns marcadores da SM, não foi encontrado alteração significativa no microbioma intestinal ou na sensibilidade de insulina.
Sendo assim, os autores incentivam uma dieta rica em grãos integrais, principalmente naqueles em risco de doenças relacionadas à inflamação, ou que buscam a perda de peso.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- AGA – Diretrizes dieta low FODMAPs na síndrome do intestino irritável
- A perda de peso é facilitada pela microbiota?
- Efeito metabólico das dietas mediterrânea e low carb para perda de peso
Cursos que podem te interessar:
- Pós-graduação Nutrição Clínica EAD
- Nutrologia Aplicada à Prática do Consultório: Nutrição Especializada nas Intolerâncias Alimentares
Referência:
Roager HM, Vogt JK, Kristensen M, et al. Whole grain-rich diet reduces body weight and systemic low-grade inflammation without inducing major changes of the gut microbiome: a randomised cross-over trial. Gut 2019; 68:83-93.