Conteúdo
A suplementação de cápsulas multivitamínicas (CM) tem se tornado popular nos últimos anos. Os seus consumidores buscam melhorar a saúde e prevenir doenças, especialmente as doenças cardiovasculares (DCVs). No entanto, apesar da popularidade do uso de multivitamínico, as evidências científicas sobre seus benefícios ainda é controversa.
Sendo assim, em um novo estudo, a eficácia dos multivitamínicos foi avaliada. Confira a seguir.
Nova meta-análise avaliou o uso de multivitamínico
Com objetivo de avaliar eficácia dos complexos vitamínicos na saúde cardiovascular de adultos e idosos, pesquisadores americanos da Universidade de Baltimore realizaram uma meta-análise de 18 estudos clínicos, com mais de 2 milhões de participantes.
Os estudos apresentaram diferentes doses de multivitamínico, bem como tempo de suplementação.
Para diminuir vieses da análise, os autores estratificaram a amostra total dos participantes em subgrupos distintos de acordo com período de suplementação, idade, sexo, dieta, sedentarismo, tabagismo e história prévia de AVC.
Os resultados não foram animadores
Os resultados mostraram que não houve associação entre suplementação de CM e redução do risco de mortalidade por DCVs em geral (risco relativo [RR]= 1; IC 95%).
Quando avaliado doenças específicas, também não houve diferença na taxa de mortalidade por doença coronariana (RR= 1,02; IC 95%) e por acidente vascular cerebral (RR= 0,95; IC 95%).
Já em relação a incidência, o estudo encontrou que a suplementação de multivitamínico apresentou menor risco a incidência de doença coronariana na população em geral (RR= 0,88; IC 95%). No entanto, quando análise foi separada pelos subgrupos citados anteriormente, esse resultado não foi significativo.
Os autores concluíram que a suplementação com cápsulas multivitamínicas não é garantia de melhora dos desfechos cardiovasculares na população em geral.
Se você gostou desse artigo, leia também:
- Consumo diário de ovos no risco de doenças cardiovasculares, perfil lipídico e mortalidade
- Efeito de Plano alimentar a base de vegetais e alimentos integrais em Desfechos Cardiovasculares
- Suplementação de Ômega-3 e vitamina D na prevenção de Câncer e Doenças Cardiovasculares
Referência:
Kim J, Choi J, Kwon SY, et al. Association of Multivitamin and Mineral Supplementation and Risk of Cardiovascular Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2018; 11(7):e004224.