Suplementação de óleo de linhaça e óleo de peixe na Saúde Cardiovascular de Diabéticos tipo 2 com Doença Coronariana

Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é um dos principais fatores de risco para doença cardíaca coronária (DCC). O risco de DCC é de 2 a 4 vezes maior em pacientes com DM2 quando comparado com a população geral. Nos últimos anos, a doença cardíaca coronária foi introduzida como a principal causa de morte em pacientes diabéticos; sendo que a resistência à insulina não apenas contribui para o agravamento da hiperglicemia nesses pacientes, mas também ao aumento do risco de doença cardiovascular.

Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi recentemente realizado para comparar os efeitos da suplementação de óleo de linhaça e óleo de peixe sobre parâmetros metabólicos de risco cardiovascular em pacientes diabéticos tipo 2 com doença coronariana. Noventa participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos. Grupo placebo (sem suplementação); grupo suplementado com 1.000 mg de óleo de linhaça contendo 400 mg de ácidos graxos ômega-3 α‐linolênico (ALA); e grupo suplementado com 1.000 mg de óleo de peixe contendo 250 mg de ácido eicosapentaenoico (EPA) e 150 mg de docosahexaenoico (DHA). Os grupos receberam as suplementações duas vezes ao dia durante 12 semanas.

Após 12 semanas houve uma redução significativa nos níveis de insulina (p= 0,04) e aumento nos níveis de nitrito total (p= 0,001) e antioxidante total (p<0,001) em ambos os grupos suplementados com óleos ricos em ômega-3 em relação ao placebo. Os níveis do antioxidante glutationa aumentaram significantemente somente no grupo suplementado com óleo de peixe (p= 0,001). Já a redução significativa na alta sensibilidade à proteína reativa C (p= 0,02) foi observada no grupo suplementado com óleo de linhaça em comparação com o placebo.

Com isso, o estudo sugere que o efeito do óleo de linhaça e óleo de peixe foram semelhantes na redução da insulina, no aumento do nitrito total e na capacidade antioxidante em pacientes diabéticos com doença coronariana.

Referência: Raygan F, Taghizadeh M, Mirhosseini N, et al. A comparison between the effects of flaxseed oil and fish oil supplementation on cardiovascular health in type 2 diabetic patients with coronary heart disease: A randomized, double‐blinded, placebo-controlled trial. Phytotherapy Research. 2019; 33:1943–1951.

Por: Débora Becker