Efeito da suplementação de probióticos na perda de peso e redução de medidas corpóreas em adultos com sobrepeso e obesidade

Nas últimas décadas, o aumento crescente da população obesa e com sobrepeso se tornou motivo de preocupação na saúde pública global.  Deste então, estratégias dietéticas têm sido investigadas com o objetivo de auxiliar na perda de peso e reduzir incidência de doenças metabólicas relacionadas a obesidade. Recentemente, pesquisadores da Noruega publicaram uma meta-análise, que avaliou o efeito da suplementação de probióticos na diminuição do peso e de medidas corpóreas na população com sobrepeso e obesidade.

Quinze estudos foram incluídos nessa revisão totalizando uma amostra de 957 indivíduos. As mulheres representavam 63% da população estudada. Nos estudos, os indivíduos foram aleatoriamente sorteados para receber suplementação de probióticos por período médio entre 3 a 12 semanas ou suplemento do tipo placebo (grupo controle). Os probióticos suplementados foram de diferentes cepas, em maioria representados por lactobacilos e bifidobactérias, e foram utilizados diariamente na forma de cápsulas em quantidade sugerida pelo fabricante ou realizada pelo consumo alimentar diário de produtos lácteos fermentados.

Dos 15 ensaios clínicos, 13 mostraram diminuição significativa no peso (-0,6 Kg) e no IMC (-0,27 Kg/m²); e 7 estudos encontraram uma redução da porcentagem de gordura corporal (-0,6%) comparado com o grupo placebo, porém não houve redução significativa quando avaliado a gordura corporal em kg (-0,42 kg). Apesar da maioria dos estudos mostrarem a redução significativa das medidas corporais e do peso com uso de probióticos, o impacto dessa diminuição é baixo para reverter o quadro de excesso de peso. Os autores desta revisão concluem que novos ensaios clínicos que investiguem a suplementação de probióticos por período prolongado (>12 semanas) é promissor como parte de uma estratégia dietética adequada para a perda de peso.

 

Referência: Borgeraas H et al. Effects of probiotics on body weight, body mass index, fat mass and fat percentage in subjects with overweight or obesity: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2018 Feb;19(2):219-232.