Conteúdo
Dietas à base de planta estão ficando cada vez mais populares, seja por motivos de saúde, meio ambiente ou ética animal. Mas afinal, a dieta vegana emagrece? Será que ele pode ser auxiliar na redução de medidas em pessoas com excesso de peso?
A seguir, confira a resposta para essa pergunta, com base em uma recente pesquisa científica.
Como a pesquisa foi realizada?
Recentemente, pesquisadores americanos realizaram um estudo randomizado controlado com o objetivo de avaliar os efeitos de dieta vegana rica em carboidratos e baixa gordura, durante 16 semanas. Nesse sentido, os autores focaram nas mudanças de peso, composição corporal, e resistência à insulina.
Inclui-se o total de 75 adultos com excesso de peso, com IMC entre 28 e 40 kg/m2. Em seguida, dividiu-se os participantes em dois grupos:
- Grupo controle: manutenção da dieta habitual;
- Grupo intervenção: consumo de dieta vegana a base de grãos, vegetais, frutas e pobre em gorduras. Este grupo não limitou a ingestão de calorias e carboidratos, apenas de gordura (20 a 30g por dia).
Variáveis dietéticas foram analisadas por software específico; composição corporal por DEXA; resistência à insulina pelo índice HOMA-IR; e atividade física pelo IPAQ (International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Nesse sentido, comparou-se os resultados no início e no final do estudo.
Afinal, dieta vegana emagrece?
Após 16 semanas, a análise dietética mostrou que a dieta vegana apresentou média de 69% de carboidratos e 17% de gordura. Enquanto isso, a dieta controle (habitual) continha média de 46% de carboidratos e 35% de gordura.
A dieta vegana foi associada à redução do peso corporal, da massa gorda e da resistência à insulina, mesmo com maior teor de carboidratos.
Além disso, uma análise estatística com os carboidratos totais mostrou associação à diminuição do IMC e da gordura visceral. Por fim, análise das fibras totais, particularmente da fibra insolúvel, associou-se com diminuição no IMC, massa gorda e do volume de gordura visceral.
Tais resultados foram similares em pesquisas anteriores. Por exemplo, revisões sistemáticas e metanálises mostraram que padrões alimentares ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras dietéticas tem efeito benéfico no emagrecimento.
Estudos futuros ainda são necessários para elucidar os mecanismos envolvidos nos benefícios metabólicos dos carboidratos e seu papel na regulação do peso corporal, composição corporal e resistência à insulina. Enquanto isso, este estudo mostrou que sim, é possível emagrecer com uma dieta vegana rica em carboidratos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Se você gostou deste conteúdo, leia também:
- Dieta cetogênica para perda de peso e cirurgia bariátrica
- Dieta Vegetariana e relação com Doença renal crônica
- Diferenças na microbiota intestinal de veganos, vegetarianos e onívoros
Cursos que podem te interessar:
Referência:
Kahleova H, Dort S, Holubkov R, Barnard ND. A Plant-Based High-Carbohydrate, Low-Fat Diet in Overweight Individuals in a 16-Week Randomized Clinical Trial: The Role of Carbohydrates. Nutrients. 2018 Sep 14;10(9):1302. doi: 10.3390/nu10091302. PMID: 30223451; PMCID: PMC6165066.