Conteúdo
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado em homens. Além disso, o estilo de vida é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento deste tumor.
Por exemplo, o alto consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) fornecem diferentes compostos bioativos, que poderiam ajudar a prevenir o câncer.
No entanto, os pesquisadores ainda exploraram pouco o papel da dieta na prevenção deste câncer, inclusive no caso dos vegetais. Isso ocorre por conta da variabilidade no delineamento dos estudos, que não separam por estágio da doença ou por categoria de vegetal.
Metodologia
Neste estudo de coorte com 140 mil homens europeus, o objetivo foi examinar a associação entre o consumo de FLV e o risco de câncer de próstata.
Aproximadamente 7 mil participantes foram diagnosticados com câncer de próstata, dentro de um período de 14 anos.
Questionários previamente validados foram utilizados para coletar informações sobre o consumo destes alimentos.
As frutas cítricas diminuíram o risco de câncer
O consumo de grande quantidade de frutas, especialmente cítricas, foi inversamente proporcional ao risco de desenvolver câncer de próstata, independente do tipo de tumor.
Além disso, o aumento de 100g/dia do total de frutas consumidas diminuiu em 3% o risco de desenvolvimento de câncer de próstata.
Clique aqui para ler o artigo completo.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Suplementação de Ômega-3 e vitamina D na prevenção de Câncer e Doenças Cardiovasculares
- Impacto da imunonutrição na resposta cirúrgica de pacientes com câncer
- Consenso para manejo nutricional em câncer gástrico e gastrectomia
Referência:
Cornago-Perez A. et al. Fruit and vegetable intake and prostate cancer risk in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC). Int J Cancer. 2017 Jul 15;141(2):287-297.