Conteúdo
Um dos grandes desafios da obesidade é promover mudanças no estilo de vida para a perda de peso a longo prazo. Entretanto, uma nova pesquisa apontou que o ambiente alimentar doméstico pode ser um grande aliado para sustentar o emagrecimento. Confira a seguir.
Metodologia
Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade da Filadélfia recrutaram 262 voluntários adultos, com IMC entre 27 e 45 kg/m².
Todos os participantes passaram por acompanhamento semanal nos 6 primeiros meses, seguido de acompanhamento quinzenal por mais 6 meses. Por fim, houve um acompanhamento semestral até a conclusão de 36 meses do estudo.
Os participantes foram randomizados em três estratégias diferentes para perda de peso:
Uso de terapia comportamental (TC)
Noventa (90) indivíduos inclusos. Eles participaram de encontros em grupo com orientações para mudanças do estilo de vida.
TC + substituto de refeição (SR)
Noventa e um (91) participantes. Além das reuniões em grupo, eles substituíram 2 refeições por dia por um produto de baixa densidade energética (mas equilibrado em macros e micronutrientes).
Mudanças no ambiente alimentar doméstico (AAD)
Oitenta e um (81) participantes. Eles receberam orientações nutricionais específicas de acordo com suas necessidades nutricionais. Ademais, se engajaram em atividades de autoconhecimento e mudanças no ambiente doméstico e social, como forma de promover mudanças alimentares.
O ambiente doméstico promoveu a maior perda de peso
Após 12 meses de acompanhamento, os três grupos apresentaram significativa perda de peso corpóreo (p<0,05).
Entretanto, a manutenção da perda de peso corpóreo foi mais sustentada pelo grupo AAD, que apresentou uma maior perda de peso no final de 36 meses (p<0,01).
Os resultados desse estudo mostraram que as mudanças no ambiente alimentar doméstico mostrou ser a melhor estratégia para perda e manutenção de peso em longo prazo.
Clique aqui para ler a pesquisa completa.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Perda de peso e alterações comportamentais após 12 meses de dieta restritiva ou estratégias de jejum
- A perda de peso é facilitada pela microbiota?
- Impacto da avaliação e terapia nutricional individualizados na perda de peso, complicações e desfechos funcionais de pacientes neurológicos
Referência
Lowe MR, et al. Evaluation of meal replacements and a home food environment intervention for long-term weight loss: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2018 Jan 1;107(1):12-19.