Perda de peso e alterações comportamentais após 12 meses de dieta restritiva ou estratégias de jejum

O protocolo dietético de Jejum em dias alternados (JDA) tem ficado cada vez mais popular. Consiste em realizar 1 dia de jejum, em que é consumido de 0 a 25% das necessidades energéticas (NE) incluindo almoço ou jantar, alternado com 1 dia livre, em que a pessoa pode comer sem restrição.

Kroeger e colaboradores recrutaram 34 adultos com excesso de peso e compararam os resultados do JDA versus dieta de restrição calórica (DRC). O estudo durou 12 meses e foi dividido em duas fases: seis meses de intervenção, seguida de uma fase de seis meses de manutenção. Os participantes também foram divididos em dois grupos: 1) grupo JDA, orientado a consumir 25% de suas NE no dia do jejum e 125% no dia livre, na primeira fase; 2) grupo DRC, instruído a consumir 75% de suas NE todos os dias.

Durante os meses 7 a 12, os participantes do JDA consumiram 50% das NE no dia de jejum e 150% no dia livre; enquanto os participantes do DRC consumiram 100% das NE todos os dias. Os participantes tiveram o peso aferido mensalmente e responderam a questionários específicos para avaliar a restrição calórica, auto eficácia, fome e saciedade. A ingestão energética e proteica foi avaliada por registro alimentar de 7 dias no início do estudo e nos meses 3, 6, 9 e 12.

Ao final de 12 meses, ambos grupos foram divididos entre os que perderam <5% do peso inicial e os que perderam ≥5% do peso inicial. Não houve diferença significativa entre os grupos JDA e DRC para perda de peso, fome, saciedade, auto eficácia e consumo energético e proteico. Porém, entre os participantes que perderam mais de 5% do peso inicial, a perda de peso foi maior no grupo JDA (média –9,9% ±1,1% vs. -9,2% ± 1,2% do grupo DRC), o que os autores atribuíram a menor fome e maior saciedade relatada por esse grupo, provavelmente associada a maior consumo proteico apresentado, embora sem diferença estatisticamente significante.

Mais estudos são necessários, mas podemos concluir que a longo prazo não há diferença quanto a perda de peso e mudanças comportamentais entre indivíduos que realizam jejum ou fazem dieta de restrição calórica.

Referência: Kroeger CM, Trepanowski JF, Klempel MC, et al. Eating behavior traits of successful weight losers during 12 months of alternate-day fasting: An exploratory analysis of a randomized controlled trial. Nutrition Health, 2018; 24.

Por: Natalia Lopes