A Sociedade Americana de Câncer publicou novas diretrizes sobre nutrição e atividade física para sobreviventes de câncer.
Nos últimos 30 anos, houve um declínio na taxa geral de mortalidade por câncer, que atualmente é de cerca de 32%. A sobrevivência ao câncer aumentou no mesmo período, e cerca de 16,9 milhões de sobreviventes foram contabilizados nos Estados Unidos em 2019.
O documento reúne recomendações específicas para atividade física e nutrição em diversos tipos de câncer. Essas recomendações foram propostas por diversas organizações e sociedades de saúde, e comentam sobre parâmetros antropométricos, atividade física e dieta pré e pós-diagnóstico, bem como o impacto do consumo de gorduras, álcool, soja, e outros elementos no contexto do câncer.
Exercícios aeróbicos, treinamento de resistência ou uma combinação de ambos podem ser recomendados, e a avaliação e o aconselhamento nutricional e de atividade física devem começar o mais rápido possível após o diagnóstico. Isto é importante para:
- Prevenir ou resolver deficiências nutricionais
- Preservar a massa muscular e gerenciar os efeitos colaterais dos tratamentos que podem comprometer o estado nutricional
- Ajudar os pacientes no preparo, tolerância e resposta de tratamentos
- Gerenciar alguns sintomas e efeitos colaterais do câncer
A obesidade deve ser evitada e a manutenção ou aumento da massa muscular através de dieta e atividade física é recomendada. A prática de atividade física regular deve ser estimulada, levando em consideração o tipo de câncer, saúde do paciente, modalidades de tratamento, sintomas e efeitos colaterais.
Para reduzir o risco de um novo câncer, recomenda-se alcançar e manter um peso corporal saudável ao longo da vida, evitar o ganho de peso na vida adulta além de ser fisicamente ativo. Se adulto, praticar 150-300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (ou 75-150 min de atividade física de intensidade vigorosa). Se criança ou adolescente, praticar pelo menos 1 h de atividade de intensidade moderada ou vigorosa a cada dia.
Um padrão de alimentação saudável é desejável para todas as idades e inclui alimentos ricos em nutrientes, em quantidades que ajudam a alcançar e manter um peso corporal saudável. Para compor a dieta, recomenda-se uma variedade de vegetais (verde escuro, vermelho e laranja), fibras, leguminosas (feijão e ervilha), frutas inteiras com uma variedade de cores e grãos integrais.
Confira a diretriz na íntegra, clicando aqui.