Impacto da intervenção educacional de profissionais de saúde na identificação da desnutrição em pacientes com câncer

Impacto da intervenção educacional de profissionais de saúde na identificação da desnutrição em pacientes com câncer

O câncer é a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, e a desnutrição secundária à progressão do tumor e efeitos colaterais do tratamento são frequentes. Embora haja evidências indicando que a terapia nutricional melhora os resultados do paciente, estima-se que até metade dos casos de desnutrição são mal classificados ou não diagnosticados.

O uso de uma equipe multidisciplinar para avaliar o estado nutricional é fundamental para reduzir atrasos no início da terapia nutricional. Consequentemente, educar todos os membros da equipe oncológica para avaliar o estado nutricional pode aprimorar o diagnóstico nutricional precoce e levar a melhores resultados para os pacientes. Assim, um estudo piloto avaliou a mudança no conhecimento e autoeficácia entre os membros da equipe de oncologia após assistirem a um vídeo educacional sobre desnutrição. A intervenção educacional por vídeo foi ministrada em 77 ambulatórios de oncologia durante reuniões semanais da equipe. Mudança no conhecimento e autoeficácia na avaliação e diagnóstico da desnutrição foram avaliados e a aceitabilidade dos profissionais com vídeo educativo também foi observada.

Resultados mostraram que a pontuação média do teste melhorou 1,95 ± 1,48 pontos (p <0,001). Os grupos ocupacionais individuais melhoraram as pontuações significativamente (p≤0,005), exceto para o pessoal clínico especializado. Autoeficácia melhorou de 38% para 70%. O total de 90,8% dos participantes indicou que o vídeo educacional melhorou sua confiança na avaliação da desnutrição.

Os autores do estudo concluíram que o vídeo educacional foi bem aceito e melhorou o conhecimento e a autoeficácia da avaliação e diagnóstico da desnutrição entre os profissionais do ambulatório de oncologia. A implementação mais ampla de tal intervenção educacional e teste longitudinal de retenção de conhecimento e mudança de comportamento é garantida.

Referência: Wolf, P. G., Manero, J., Harold, K. B., et al. Educational video intervention improves knowledge and self-efficacy in identifying malnutrition among healthcare providers in a cancer center: a pilot study. Supportive Care in Cancer. 2020.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

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