Conteúdo
A redução da força, da massa e da função muscular são problemas típicos do envelhecimento, aumentando o risco de quedas, sarcopenia e outras condições clínicas desafiadoras. Por outro lado, cada vez mais pesquisas apontam o ômega-3 como um nutriente chave para reverter este quadro, por conta do seu papel anti-inflamatório.
Nesse sentido, uma recente revisão sistemática investigou os efeitos da suplementação de ômega-3 em idosos, seja isoladamente ou combinado com exercícios resistidos. Será que este composto realmente surtiu algum efeito? Continue lendo para descobrir.
Metodologia
A fim de avaliar os efeitos do ômega-3 em idosos, os autores da revisão incluíram 16 artigos, sendo 15 ensaios clínicos randomizados e 1 ensaio randomizado não controlado. Ao total, 2.438 participantes foram investigados, com idade média de 69,1 anos.
A intervenção de interesse foi a suplementação com óleo de peixe ou ω-3 (ALA, DHA, EPA), com ou sem treinamento de exercícios resistidos. Além disso, comparou-se a suplementação com substância controle (placebo) ou nenhum suplemento.
Por fim, as medidas de interesse incluíram:
- Massa muscular;
- Força da parte inferior do corpo;
- Força da parte superior do corpo;
- Capacidade funcional.
O ômega-3 melhorou a força e o desempenho funcional de idosos
Como principal resultado da revisão, os pesquisadores constataram que a suplementação de ômega-3 em idosos trouxe benefícios para a força e a capacidade funcional.
Em relação à força, a parte inferior do corpo parece ser a maior beneficiada. Aliás, a suplementação isolada foi mais eficaz do que a suplementação associada à exercícios. Segundo os autores, o estímulo muito elevado do treinamento resistido pode mascarar os efeitos do suplemento dietético.
A força da parte superior também aumentou com o uso de ômega-3, mas apenas quando não houve treinamento e sem a inclusão de estudos com viés.
Já em relação à capacidade funcional, o ômega-3 parece reduzir o tempo de sentar-se e levantar-se. Entretanto, quando estudos com alto risco de viés foram removidos, os resultados não permaneceram significativos. Além disso, nenhum efeito foi observado na velocidade de caminhada.
A suplementação de ômega-3 não trouxe nenhum impacto significativo na massa muscular dos idosos, nem mesmo quando houve treinamento com exercícios resistidos.
Conclusão
Em resumo, a suplementação de ômega-3 em idosos pode melhorar a força e a capacidade funcional, mas não parece influenciar a massa muscular.
Segundo os autores, mais pesquisas sobre ômega-3 no músculo esquelético são de alta prioridade, com ensaios clínicos randomizados de alta qualidade e amostras maiores.
Desse modo, a ciência deve elucidar os efeitos dessa estratégia.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Papel dos ácidos graxos ômega-3 no Metaboloma de Idosos saudáveis
- Suplementação de Ômega-3 e vitamina D na prevenção de Câncer e Doenças Cardiovasculares
- Nutrição no Envelhecimento
Referência:
Cornish SM, Cordingley DM, Shaw KA, Forbes SC, Leonhardt T, Bristol A, Candow DG, Chilibeck PD. Effects of Omega-3 Supplementation Alone and Combined with Resistance Exercise on Skeletal Muscle in Older Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2022 May 26;14(11):2221. doi: 10.3390/nu14112221. PMID: 35684018; PMCID: PMC9182791.