As estratégias de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis são uma prioridade global, pois podem representar até 73% da mortalidade mundial. Atualmente, várias intervenções nutricionais estão sendo realizadas e, embora a preferência pelo aconselhamento dietético presencial tenha sido previamente registrada, o interesse pelo atendimento online personalizado tem aumentado, pois pode ser menos onerosa e mais escalável.
Para avaliar a eficiência dos atendimentos online, um estudo recente comparou resultados de intervenções nutricionais realizadas de forma online e presencial. Dezenove ensaios clínicos randomizados foram avaliados. Os estudos de intervenção presencial (n = 6) foram ensaios de longo prazo (> 6 meses) e avaliaram o impacto do aconselhamento dietético em uma variedade de resultados relacionados à dieta, como ingestão de nutrientes específicos, grupos/itens de alimentos. Quatro destes compararam nutrição personalizada com aconselhamento nutricional geral.
Os resultados das intervenções dietéticas presenciais sugerem que o aconselhamento dietético presencial, fornecido individualmente ou em sessões de grupo, melhorou a ingestão alimentar. A maioria dos estudos demonstrou melhorias significativas no número de porções e ingestão de gordura na dieta.
Doze ensaios de nutrição personalizada conduzidos online (6 de longo prazo > 6 meses; 6 de curto prazo, 3-16 semanas) avaliaram a eficácia das intervenções para melhorar a mudança de dieta. Os resultados desses estudos sugerem que o aconselhamento dietético de nutrição personalizada online foi eficaz para melhorar a mudança na dieta. Os resultados de 10 estudos indicaram melhorias significativas em frequência, volume ou percentual de ingestão diária de gordura nos grupos que receberam aconselhamento dietético online.
Os resultados das intervenções nutricionais online e seu impacto na mudança alimentar sugerem que as intervenções nutricionais personalizadas /aprimoradas conduzidas via internet podem ser bem sucedidas na indução de mudanças alimentares de curto prazo em comparação com intervenções dietéticas não personalizadas. Embora as intervenções nutricionais presenciais tenham sido geralmente bem sucedidas em melhorar a mudança na dieta, àquelas direcionadas à gordura alimentar produziram resultados inconsistentes, o que pode indicar a necessidade de mais pesquisas de longo prazo.
Os resultados dos atendimentos online são promissores, mas ainda existem lacunas que precisam ser mais bem exploradas. Nesse sentido, ainda se faz necessário mais estudos comparativos controlados e análises de custo-benefício para estabelecer uma comparação fiel entre as modalidades de atendimento.
Referência:
Al-Awadhi B, Fallaize R, Zenun Franco R, Hwang F and Lovegrove JA (2021) Insights Into the Delivery of Personalized Nutrition: Evidence From Face-To-Face and Web-Based Dietary Interventions. Front. Nutr. 7:570531. doi: 10.3389/fnut.2020.570531