Psicobióticos: uma nova possibilidade no tratamento da compulsão alimentar pós-cirurgia bariátrica

Psicobióticos: uma nova possibilidade no tratamento da compulsão alimentar pós-cirurgia bariátrica

Psicobióticos possibilidade tratamento compulsão alimentar pós cirurgia bariátrica
Fonte: shutterstock.com

Os transtornos alimentares, como a compulsão alimentar pós-cirurgia bariátrica  parecem apresentar uma prevalência superior em comparação ao restante da população, sendo o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), o segundo transtorno isolado mais comum nos bariátricos.

O TCAP pode ser definido pelo consumo de grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo e uma sensação de perda de controle sobre a alimentação durante esses episódios, estando associado à angústia e ao arrependimento do indivíduo. Mas, uma nova linha de tratamento da TCAP tem surgido, pela combinação de prebióticos e probióticos que podem atuar no eixo intestino-cérebro, conhecidos como psicobióticos.

A fim de entender os efeitos dos psicobióticos em pacientes bariátricos, pesquisadores desenvolveram um estudo  para analisar a influência de probióticos na dependência e compulsão alimentar pós-cirurgia bariátrica. Entenda mais a seguir:

Psicobióticos no tratamento pós-bariátrica

Um estudo randomizado, controlado e duplo-cego com o objetivo de analisar a influência da suplementação de probióticos na dependência e compulsão alimentar pós-cirurgia bariátrica em indivíduos que realizaram o bypass gástrico em Y de Roux. Para serem incluídos, os pacientes deviam preencher os seguintes critérios:

  •         Adultos (18-59 anos) que seriam submetidos à cirurgia bariátrica do tipo Bypass Gástrico em Y de Roux, com IMC=35 kg/m2;
  •         Não ter utilizado antibióticos nas 4 semanas anteriores à cirurgia;

No sétimo dia de pós-operatório, os participantes foram instruídos a ingerir dois comprimidos mastigáveis/dia de placebo ou comprimido probiótico de 5 bilhões de Lactobacillus acidophilus NCFM e 5 bilhões de Bifidobacterium lactis da Bariatric Advantage (Aliso Viejo, CA, EUA) por 90 dias.

Descobertas importantes!

Como principais resultados, no grupo suplementado com probióticos houve uma atenuação do escore de compulsão alimentar e de sintomas de dependência alimentar 1 ano após a cirurgia bariátrica. Alguns estudos evidenciaram que a suplementação Lactobacillus e Bifidobacterium podem ser úteis no controle da obesidade em longo prazo e têm efeitos potenciais na função do sistema nervoso central e prováveis ​​efeitos no humor, ansiedade e cognição, concordando com os achados no estudo analisado.

Dessa forma, o uso de suplementação probiótica por 90 dias no pós-operatório imediato pode diminuir os sintomas de dependência alimentar e o escore de compulsão alimentar até 1 ano após a cirurgia em relação ao controle, podendo ser um tratamento adicional a ser considerado pelos nutricionistas no acompanhamento pós-cirúrgico..

Você também pode gostar desses conteúdos:

Referência

Carlos LO, Ramos MRZ, Wagner NRF, Freitas LAC, Felicidade I, Campos ACL. PROBIOTIC SUPPLEMENTATION ATTENUATES BINGE EATING AND FOOD ADDICTION 1 YEAR AFTER ROUX-EN-Y GASTRIC BYPASS: A RANDOMIZED, DOUBLE-BLIND, PLACEBO-CONTROLLED TRIAL. Arq Bras Cir Dig. 2022 Jun 24;35:e1659. doi: 10.1590/0102-672020210002e1659. PMID: 35766604; PMCID: PMC9254603.

 

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post