Conteúdo
As nozes são alimentos com ricas propriedades nutricionais. Entretanto, por serem ricas em gorduras saudáveis, fica a dúvida: elas podem afetar o processo de emagrecimento? Será que esses alimentos acarretam o ganho de peso? Continue lendo para descobrir.
Nova pesquisa investiga o efeito das nozes no peso corporal
Recentemente, pesquisadores dos EUA e Espanha avaliaram o efeito do consumo de nozes a longo prazo (2 anos) no peso corporal e adiposidade de idosos.
Desse estudo, participaram apenas idosos saudáveis, sem obesidade, hipertensão, diabetes e declínio cognitivo.
Os participantes foram divididos em 2 grupos:
- Grupo noz (n= 159): receberam entre 28 a 56 g de nozes por dia (15% das necessidades diárias de energia)
- Grupo controle (n = 148): não consumiram nozes.
Os estudiosos orientaram os participantes a manter seus hábitos de vida durante o estudo, sem alterações.
Além disso, os autores coletaram recordatórios alimentares de 24 horas de todos os indivíduos, bem como e medidas antropométricas e corporais no início, 1 e 2 anos do estudo.
Efeitos no peso corporal
Após dois anos de estudo, o peso corporal dos participantes diminuiu significativamente (p= 0,031). Enquanto isso, a gordura corporal aumentou (p= 0,0001).
No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos controle e noz quanto ao peso ou gordura corporal (p>0,05).
Ademais, a massa magra, circunferência da cintura e a relação cintura-quadril permaneceram inalteradas.
Em resumo, os autores concluíram que as nozes podem ser incorporadas na dieta diária de idosos saudáveis sem preocupação com efeitos adversos no peso ou na composição corporal.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
Quantas nozes pode ser comer por dia?
Ao longo dos anos, evidências científicas mostraram que o consumo de nozes em quantidades moderadas foi associado à redução do risco de doenças coronárias.
Sendo assim, diversas sociedades de nutrição indicam o consumo de 42 g de nozes por dia, incluindo a FDA (Food and Drug Association) a AHA (American Heart Association) e a AND (Academy of Nutrition and Dietetics). Em quantidade, isso gira em torno de 5 a 6 nozes por dia.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Efeitos de uma dieta pró-inflamatória na incidência de ansiedade e depressão
- NICE – Diretriz no cuidado ao paciente com Sobrepeso/obesidade
- Dieta mediterrânea e mudança de hábitos na doença renal
Referência: