Conteúdo
A sarcopenia está associada ao aumento da morbidade e mortalidade em cirurgia oncológica e no transplante. Essa condição também tem uma alta incidência em estados inflamatórios crônicos como na Doença Inflamatória Intestinal (DII).
Muitos pacientes com DII são jovens, podem ser desnutridos e frequentemente necessitam de cirurgia de emergência. A presença de sarcopenia nessa população pode agravar a necessidade de intervenção cirúrgica e as complicações pós-operatórias. No entanto, dados da literatura científica ainda são limitados.
Por isso, um novo estudo buscou avaliar o impacto dessa condição em pacientes com DII. Confira mais detalhes a seguir.
Nova pesquisa avalia mais de 600 pacientes com sarcopenia
Nesta recente revisão sistemática, os pesquisadores investigaram o impacto da sarcopenia em pacientes com DII, bem como a necessidade de cirurgia.
Ao todo, os estudiosos incluíram 5 estudos clínicos, com o total de 658 pacientes. A maioria (70%) tinha diagnóstico de doença de Crohn e a mediana do índice de massa corporal (IMC) e do índice de massa muscular esquelética (IMM) relatados em 4 estudos foram de 16,58 kg/m2 e 44,52 cm2/m2, respectivamente.
Além disso, 42% dos pacientes com DII apresentavam sarcopenia, embora nenhum dos estudos tenha analisado o componente anatômico e funcional, necessários para avaliação diagnóstica correta da sarcopenia.
Por fim, três estudos observaram que pacientes com DII sarcopênica tinham maior probabilidade de necessitar de cirurgia; e a taxa de complicações pós-operatórias foi significativamente maior nesses pacientes.
Conclusão
Em suma, os autores concluíram que a presença de sarcopenia está associada a maiores complicações em doentes com DII e pode aumentar necessidade de intervenção cirúrgica.
O adequado manejo nutricional através da triagem nutricional e intervenção dietética pré e pós-cirurgia realizada por nutricionista especializado em DII, bem como a fisioterapia pré-operatória podem atenuar o risco de complicações associadas a sarcopenia.
Se você gostou desse artigo, leia também:
- ESPEN – Nutrição Clínica na Doença Inflamatória Intestinal
- BDA – Diretriz de Avaliação nutricional e Manejo dietético na Doença inflamatória intestinal
- O papel das dietas ricas em PUFAs na Doença inflamatória intestinal
Referência:
Ryan E, McNicholas D, Creavin B, Kelly ME, Walsh T, Beddy D. Sarcopenia and Inflammatory Bowel Disease: A Systematic Review. Inflamm Bowel Dis. 2018; 7. Link: