Recomendações da OMS para suplementação de vitamina D na gestação

O cuidado pré-natal é essencial para uma gestação saudável e de baixo risco. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas recomendações para suplementação de vitamina D no período pré-natal.

É orientado que gestantes tenham aporte nutricional adequado através da alimentação saudável e balanceada. A suplementação oral de vitamina D não está indicada em todas as gestantes para melhorar resultados maternos e perinatais. Ainda não está claro se a vitamina D faz alguma diferença no risco de ter um recém-nascido com baixo peso ao nascer em comparação com placebo ou grupo sem suplementação.

A recomendação é que todas mulheres grávidas sejam expostas diariamente a luz solar, que é a fonte mais importante de vitamina D. O tempo necessário de exposição ao sol ainda é desconhecido e depende de muitos fatores, como a área cutânea exposta, hora do dia, latitude, estação do ano, pigmentação da pele (pigmentos mais escuros sintetizam menos vitamina D) e o uso de protetor solar.

No caso de suspeita de deficiência de vitamina D, é recomendado o uso de suplementos contendo 200 unidades internacionais (UI) ou 5 µg de vitamina D por dia. Essa recomendação também é sugerida em populações onde a exposição direta ao sol é limitada.

Achou interessante? Confira mais detalhes da diretriz clicando aqui.