Recentemente, um questionário denominado NutriQoL® foi desenvolvido para avaliar a nutrição enteral domiciliar (NED) via oral ou sonda. A ferramenta avalia a administração e/ou ingestão de fórmulas enterais, e considera aspectos psicológicos, atividades diárias, vida social, família, emprego e vida profissional. Este questionário é hoje recomendado pela ESPEN e traz informações que auxiliam na tomada de decisões mais precisas e focadas, para melhoria da NED, adesão ao tratamento e qualidade de vida (QV).
Ao considerar que a NED pode cursar com intercorrências que influenciam a QV dos pacientes, um estudo prospectivo recente avaliou 78 pacientes a partir do questionário NutriQoL®, independente da doença de base. O objetivo principal foi avaliar se o referido questionário apresenta utilidade para avaliar a QV e os fatores que a influenciam em pacientes em NED. A QV também foi verificada por meio do questionário de saúde SF‐12 (versão 2), um instrumento validado para pesquisas sobre desfechos e serviços de saúde.
O questionário NutriQoL é composto por 17 itens relacionados a NED, agrupados em duas dimensões: capacidade funcional, atividades de vida diária e aspectos da vida social. Cada item considera a frequência com que os pacientes percebem certas situações relacionadas à NED e a importância dada para as situações mencionadas. A pontuação total do item é obtida multiplicando-se as pontuações das questões e o escore global é dado pela soma dos 17 itens.
Os autores observaram que os indicadores avaliados pelo questionário NutriQoL foram mais sensíveis que o SF‐12 para identificar problemas que afetam a QV dos pacientes que recebem NED. Além disso, identificou-se que a ferramenta reflete as diferenças das dificuldades de alimentação oral e por sonda e que estas estão associadas a complicações com a NED, o que não pode ser avaliado com o questionário geral. Conclui-se que, ao avaliar a QV destes pacientes com um instrumento específico é possível dar mais assistência aqueles que tem maiores dificuldades em relação a NED.
Referência: Zamanillo Campos, Rocío et al. “Specific Quality of Life Assessment by the NutriQoL® Questionnaire Among Patients Receiving Home Enteral Nutrition.“ JPEN. Journal Parenter Enteral Nutr. 2021;45(3):490-498. doi:10.1002/jpen.1852