Probióticos previnem a atrofia cerebral em idosos?

Probióticos previnem a atrofia cerebral em idosos?

atrofia cerebral
Fonte: Canva.com

A atrofia cerebral é uma condição caracterizada pela diminuição do tamanho ou volume do cérebro, e ocorre principalmente em idosos. Alguns estudos científicos sugerem que a suplementação de probióticos poderia prevenir o encolhimento cerebral, além de melhorar a memória da população sênior.

Em uma nova pesquisa realizada no Japão, estudiosos buscaram obter mais informações acerca do potencial de aprimoramento cognitivo dos probióticos, e os resultados foram animadores. Confira mais detalhes a seguir.

Metodologia: suplementação de B. Brief MCC1274

A pesquisa em questão tratou-se de um ensaio duplo-cego e randomizado, com objetivo de estudar o efeito da cepa probiótica Bifidobacterium Brief MCC1274

Assim, os autores recrutaram 115 idosos de 65 a 89 anos, com suspeita de comprometimento cognitivo leve (CCL). Em seguida, dividiram os participantes nos seguintes grupos:

  • Grupo intervenção: receberam suplementos de probióticos (B.brevi MCC1274, 2×1010 UFC) por 24 semanas;
  • Grupo placebo: receberam sachês de amido de milho, idênticos em aparência e peso, pela mesma duração. 

As funções cognitivas foram avaliadas no início do estudo, após 8 e 16 semanas, e no final do tratamento. Para isso, utilizou-se os testes “ADAS-Jcog”, que avalia memória, linguagem, práxis e orientação; e “MEEM”, que avalia declínio das funções cognitivas, orientação ao tempo e local, cálculo, entre outros. 

Adiante, os participantes foram submetidos a ressonância magnética a fim de determinar alterações de atrofia cerebral, utilizando o sistema VSRAD. Por fim, os pesquisadores recolheram amostras fecais para análise da composição da microbiota intestinal.

Probióticos trouxeram melhora cognitiva

Após análise minuciosa dos testes neuropsicológicos, os autores perceberam que houve uma melhora relevante da função cognitiva em determinados escores, mas não nos escores totais. 

Por exemplo, pelo teste ADAS-Jcog, a subescala de “orientação” foi significativamente melhorada com o consumo de B. Brief MCC1274, em relação ao placebo. A “orientação” mede a capacidade do indivíduo em responder corretamente ano, mês, dia, data da semana, hora do dia, local e pessoa. 

Já pelo teste MEEM, as subescalas de “orientação do tempo” e “escrita” também melhoraram de forma considerável, principalmente em participantes com comprometimento cognitivo mais grave. 

Com estes resultados, os autores sugerem que os probióticos poderiam aprimorar o funcionamento do lobo parietal inferior, área cerebral necessária para cumprir tarefas de orientação.

Probióticos suprimiram a progressão da atrofia cerebral

Após as 24 semanas de intervenção, a suplementação de probióticos de fato suprimiu a progressão da atrofia cerebral, com resultados mais acentuados em indivíduos com atrofia progredida. 

Enquanto o grupo placebo experienciou uma piora significativa em diversos parâmetros que refletem a atrofia cerebral, o mesmo não aconteceu para o grupo suplementados. Em outras palavras, a suplementação de probióticos “pausou” o desenvolvimento da atrofia. 

Assim, embora não se possa afirmar com certeza que os probióticos previnam a atrofia cerebral, eles apresentam um alto potencial de tratamento para os indivíduos que já possuem essa condição progredida

A investigação não encontrou nenhuma mudança marcante na composição da microbiota intestinal dos participantes.

O que podemos concluir?

Em suma, a suplementação com probióticos B. Brief MCC1274 se mostrou uma abordagem promissora na melhora cognitiva e na supressão da atrofia cerebral. Tais resultados indicam que o uso dessa estratégia poderia prevenir o comprometimento cognitivo de indivíduos com declínio cognitivo leve. 

Por fim, os autores indicam a necessidade de mais pesquisas futuras para compreender o mecanismo de ação do probiótico B. Brief MCC1274. 

Clique aqui para ler a pesquisa completa.

Se você gostou deste conteúdo, leia também:

Referência:

Asaoka D, Xiao J, Takeda T, Yanagisawa N, Yamazaki T, Matsubara Y, Sugiyama H, Endo N, Higa M, Kasanuki K, Ichimiya Y, Koido S, Ohno K, Bernier F, Katsumata N, Nagahara A, Arai H, Ohkusa T, Sato N. Effect of Probiotic Bifidobacterium breve in Improving Cognitive Function and Preventing Brain Atrophy in Older Patients with Suspected Mild Cognitive Impairment: Results of a 24-Week Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Alzheimers Dis. 2022;88(1):75-95. doi: 10.3233/JAD-220148. PMID: 35570493; PMCID: PMC9277669.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post