Conteúdo
Por que comemos o que comemos? O que influencia a preferência por um alimento, e não por outro? Na prateleira do supermercado, quais fatores são decisivos para influenciar a escolha de compra do cliente? Esses e outros fatores são estudados pelo neuromarketing.
O que é o neuromarketing?
Neuromarketing é um campo da ciência que investiga os mecanismos cerebrais que:
- Estimulam o consumidor a preferir uma determinada marca;
- Influenciam a tomada de decisão de comprar ou não um produto;
- Podem tornar um cliente fiel.
Essa área considera os fatores intrínsecos, tais como emoções, sentimentos, lembranças e valores, para determinar a escolha final de um certo produto ou alimento.
Neuromarketing nas escolhas alimentares
Atualmente, se reconhece que a escolha de alimentos é um fenômeno complexo e pouco compreendido.
Nesse sentido, sabe-se que o comportamento cognitivo do consumidor é influenciado por estímulos visuais, por exemplo:
- Brilho e cor do alimento
- Tipo de embalagem
- Preço
Assim, esses fatores são os alvos atuais dos estudos de neuromarketing.
Nos dias de hoje, já é possível identificar que cerca de 95% de todos os nossos processos cognitivos ocorrem inconscientemente, incluindo nossas escolhas alimentares.
Em outras palavras, nosso subconsciente pode associar certos alimentos com prazer e felicidade, e outros com medo.
Chegar a essa conclusão foi possível através de testes que coletaram informações sobre a atividade cortical; análise do nível de excitação ou intensidade de reações emocionais através de condutividade na pele; rastreamento ocular, que liga reações emocionais a um elemento específico da cena visual; e análises emocionais automáticas da expressão facial.
A partir dessas informações, é possível conhecer os fatores que mais influenciam na escolha dos clientes no momento da compra de alimentos e ajudar empresas a traçar planos de marketing para suas marcas e produtos.
Para ler um estudo completo sobre o neuromarketing nas escolhas alimentares, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Comunicação: Seu Impacto na Prática Clínica e na Carreira do Nutricionista
- Nutricionista: Quais são as áreas de atuação?
- Quais as especialidades mais procuradas na Nutrição?
Cursos que podem te interessar:
- O Nutricionista no Consultório – da Teoria ao Dia-a-dia
- Aperfeiçoamento em Nutrição e Consultório
- Pós-graduação Teórico-prático em Consultório
Referência: