Horário da atividade física influencia a perda de peso?

Horário da atividade física influencia a perda de peso?

A perda de peso média das intervenções de exercício é menor do que o previsto com base no gasto de energia das sessões de exercício. Existe uma variabilidade interindividual substancial na resposta à perda de peso por intervenções de exercício, e mecanismos compensatórios parecem influenciar tanto a perda de peso atenuada quanto a variabilidade da perda de peso e gerar reduções em outros componentes do gasto energético e/ou aumentos na ingestão de energia.

Evidências sugerem que a hora do dia em que o exercício é realizado pode afetar a perda de peso. Adultos jovens com sobrepeso e obesidade que completaram grandes quantidades de exercícios aeróbicos supervisionados pela manhã perderam significativamente mais peso do que aqueles que completaram a mesma quantidade de exercícios à noite. Em contraste, outros estudos demonstraram que o exercício noturno resulta em maiores diminuições na massa gorda em comparação com o exercício matinal.

Para investigar melhor essa questão, um estudo recente avaliou indivíduos com sobrepeso e obesidade randomizados para completar o equivalente a 2.000 kcal/semana de exercício aeróbico pela manhã (06:00–10:00) ou pela noite (15:00–19:00). Medidas de mudança na composição corporal, balanço energético e outras respostas compensatórias foram avaliadas ao longo da intervenção de 15 semanas.

Os participantes completaram quatro sessões de exercícios por semana pela manhã (AM, n = 18) ou à noite (PM, n = 15). O programa de exercícios progrediu de 70 a 80% da frequência cardíaca máxima e 750–2000 kcal/semana. Peso corporal, composição corporal, gasto energético diário total, ingestão energética, sono, comportamento sedentário, atividade física sem exercício e capacidade aeróbica máxima foram avaliados no início e na semana 15. A retenção do estudo foi de 94% e a adesão ao programa de exercícios supervisionados foi ≥90% em ambos os grupos.

A variação de peso foi de -0,9 (± 2,8) kg e -1,4 (± 2,3) kg em AM e PM, respectivamente. AM e PM aumentaram o gasto energético diário total (AM: 222 ± 399 kcal/dia, PM: 90 ± 150 kcal/dia). O consumo de energia aumentou no AM (99 ± 198 kcal/dia) e diminuiu no PM (-21 ± 156 kcal/dia) ao longo da intervenção.

Os achados do estudo indicam que adultos com sobrepeso e obesidade podem aderir a grandes quantidades de exercícios aeróbicos prescritos pela manhã e à noite. Pacientes alocados nos grupos AM e PM perderam quantidades semelhantes de peso e massa gorda, mas identifica-se que o horário do exercício pode afetar diferencialmente os componentes do balanço energético.

Estudos com padrões metodológicos mais rígidos e com maior número de participantes são necessários para confirmar esses achados preliminares e para entender como o momento do exercício afeta o equilíbrio energético e o corpo.

Referência:

Creasy SA, Wayland L, Panter SL, Purcell SA, Rosenberg R, Willis EA, Shiferaw B, Grau L, Breit MJ, Bessesen DH, Melanson EL, Catenacci VA. Effect of Morning and Evening Exercise on Energy Balance: A Pilot Study. Nutrients. 2022 Feb 15;14(4):816. doi: 10.3390/nu14040816. PMID: 35215466; PMCID: PMC8877501.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post