Conteúdo
Nos últimos anos, a busca por métodos naturais e eficazes para melhorar o desempenho atlético tem levado muitos atletas a explorar alternativas além dos suplementos tradicionais. Nesse contexto, pesquisas científicas têm demonstrado benefícios notáveis do suco de beterraba para os corredores. Mas afinal, o suco de beterraba ajuda na corrida? Se sim, em quais parâmetros? Continue lendo para descobrir.
Suco de beterraba e óxido nítrico: efeitos no desempenho esportivo
O suco de beterraba é fonte de óxido nítrico (NO), molécula crucial em diversos processos fisiológicos no corpo humano. No desempenho esportivo, o NO regula parâmetros funcionais e fisiológicos, por conta das seguintes atividades:
- Ação vasodilatadora e hipotensiva;
- Aumento da eficiência energética;
- Melhora da contração muscular;
- Conversão de fibras musculares.
Na condição de hipóxia (redução do nível de oxigênio dos tecidos), a formação endógena do óxido nítrico decai. Durante o exercício físico intenso, especialmente em atividades aeróbicas de alta intensidade ou de longa duração, é comum que ocorra uma redução temporária nos níveis de oxigênio.
Nestas situações, o NO é formado a partir do nitrato inorgânico (NO3–) e nitrito provenientes da alimentação. Como exemplo de fonte alimentar, tem-se a beterraba.
O aumento da ingestão de NO3– por alimentação ou suplementação parece promover aumento de desempenho esportivos em diversos tipos de exercício. Entretanto, seu efeito ergogênico é dependente do condicionamento físico, tipo e duração do exercício, e da dose administrada.
Nesse sentido, indivíduos com menor condicionamento físico parecem se beneficiar mais dos efeitos da suplementação que indivíduos treinados.
Além disso, a suplementação parece potencializar o desempenho de forma mais consistente em exercícios de alta intensidade e curta duração (como sprints de corrida e treinos HIIT) em comparação à exercícios de endurance (como corrida de longa distância e ciclismo de resistência).
14 corredores tomaram suco de beterraba por 3 dias
Em uma recente pesquisa científica, o objetivo foi investigar os efeitos da suplementação de suco de beterraba em corridas de 10km em corredores recreacionais.
Tratou-se de um estudo duplo-cego, controlado por placebo, crossover, envolvendo 14 corredores do sexo masculino, com idade de média de 28 anos.
Os participantes realizaram três testes de corrida de 10 km, no início e nas condições de acréscimo de:
- Suco beterraba: tomada durante 3 dias, 2 horas antes do treino de avaliação, sendo 420 mL do suco in natura (8,4 mmol de nitrato inorgânico (NO3–);
- Placebo: NO3– (0,01 mmol NO3– – dia-1).
Os pesquisadores avaliaram velocidade média, frequência cardíaca máxima, avaliação máxima do esforço percebido, concentração de glicose no sangue (antes e após o teste) e pico de lactato.
Afinal, suco de beterraba ajuda na corrida?
Segundo o estudo, o suco de beterraba ajuda na corrida de maneira sutil. Isso porque não houve diferença significativa no desempenho em tempo de corrida de 10 km e velocidade média total, nem nas demais variáveis analisadas.
Contudo, o tempo para completar a primeira metade do teste (5 km) foi estatisticamente menor no grupo que tomou o suco do que no grupo placebo. Além disso, o suco também melhorou os tempos finais do teste de 10 dos 14 corredores.
Sendo assim, o suco de beterraba pode ser utilizado como uma estratégia dietética auxiliar para otimizar o desempenho esportivo de corredores, especialmente em corridas de curta distância.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Suco de beterraba pré-treino traz benefícios?
- Atletas sabem sobre nutrição?
- Uso do chá verde pode potencializar o efeito de exercícios físicos?
Referência:
de Castro TF, Manoel FA, Figueiredo DH, Figueiredo DH, Machado FA. Effect of beetroot juice supplementation on 10-km performance in recreational runners. Appl Physiol Nutr Metab. 2019; 44(1):90-94.