As doenças autoimunes (DAI) referem-se a doenças causadas pelo dano dos próprios tecidos do corpo, pela resposta imune do organismo aos autoantígenos, sendo regulada pela indução de fatores internos e externos, como os fatores genéticos e ambientais, e o sistema imunológico.
A curcumina é o ingrediente mais eficaz extraído dos rizomas de plantas de gengibre e diversos experimentos têm mostrado os seus efeitos farmacológicos como: regulação da imunidade, antioxidação, inibição da inflamação, efeito antitumoral, antiangiogênese, anticoagulação e eliminação de radicais livres e por isso, tem sido utilizada no tratamento das doenças autoimunes.
A fim de avaliar os efeitos, a eficácia e a segurança clínica da utilização da Curcumina e do Extrato de Curcuma longa no tratamento das doenças autoimunes, foi realizada uma revisão sistemática com meta-análise de 31 ensaios clínicos randomizados envolvendo 10 tipos de DAI, sendo elas: espondilite anquilosante, doença de Behçet, doença de Crohn, esclerose múltipla, líquen plano oral, psoríase, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, arterite de Takayasu e colite ulcerativa.
Como principais resultados, os autores relatam que a Curcumina e o Extrato de Cúrcuma Longa apresentaram boa segurança clínica e eficácia no tratamento de algumas DAI, como psoríase, colite ulcerativa e artrite reumatoide, tendo reduções significativas de fatores inflamatórios e até mesmo de atividade da doença, como da DAS28 na artrite reumatoide (p=0,0002).
Além disso, conforme evidenciado no estudo, sugere-se que a dose de curcumina no tratamento das DAI pode variar de 80 a 6000mg. A Curcumina e o Extrato de Curcuma longa podem regular células inflamatórias (como Treg) e fatores inflamatórios (como PCR, VHS, TNF-α, TGF-β1, nível de IL-6), que podem ser seu mecanismo de tratamento de doenças autoimunes.
Por: Moisés Pinheiro
Referência: Zeng L, Yang T, Yang K, Yu G, Li J, Xiang W, Chen H. Curcumin and Curcuma longa Extract in the Treatment of 10 Types of Autoimmune Diseases: ASystematic Review and Meta-Analysis of 31 Randomized Controlled Trials. Front Immunol. 2022 Aug 1;13:896476.