Conteúdo
Existe uma grande preocupação em relação ao consumo excessivo de proteínas e aumento da taxa de filtração glomerular. De acordo com alguns, isso poderia resultar na progressão da doença renal.
Porém, em um recente estudo da revista Nutrients, a maior ingestão proteica em idosos pré-diabéticos não influenciou na função renal. Entenda a seguir.
Diversos marcadores de função renal foram avaliados
O estudo foi composto por 310 voluntários, pré-diabéticos, acima dos 55 anos. Foram 12 meses (1 ano) de acompanhamento ao total.
A ingestão de proteínas foi avaliada a partir de registros alimentares de 4 dias. Além disso, uma análise de excreção urinária de 24 horas foi realizada. Por sua vez, a associação entre a ingestão de proteína e os marcadores da função renal foi investigada por análise de regressão linear.
Assim sendo, os marcadores de função renal avaliados foram:
- Depuração da creatinina;
- Taxa de filtração glomerular estimada (TFGe);
- Relação albumina/creatinina urinária (RAC);
- Relação ureia/creatinina urinária (RUC);
- Creatinina sérica;
- Ureia sérica.
Consumo de proteínas foi seguro
Após um ano, os resultados mostraram que uma maior ingestão de proteínas esteve associada a um aumento significativo da RUC (p = 0,03) e da ureia sérica (p = 0,05). Entretanto, não houve associação entre o aumento da ingestão proteica e a depuração da creatinina, TFGe, RAC ou creatinina sérica.
Sendo assim, os autores concluíram que não foram encontrados indícios de insuficiência renal com maior ingestão proteica em idosos pré-diabéticos.
Finalmente, isso nos leva a refletir da importância do consumo de proteínas pelo idoso, principalmente, para evitar sarcopenia.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- Baixa ingestão de proteínas em idosos com DRC: risco ou benefício?
- Diretrizes ESPEN para pacientes hospitalizados com doença renal
- Aspectos Metabólicos e Nutricionais em pacientes renais com Terapia Renal Substitutiva Contínua
Referência:
Møller G et al. Higher Protein Intake Is Not Associated with Decreased Kidney Function in Pre-Diabetic Older Adults Following a One-Year Intervention-A Preview Sub-Study. Nutrients. 2018 Jan 9;10(1).