A desnutrição no ambiente hospitalar pode afetar cerca de 50% dos pacientes internados, e aumentar o tempo de internação, readmissões hospitalares e mortalidade. A terapia nutricional (TN) impacta positivamente na recuperação destes pacientes, mas pode estar sujeita a erros, especialmente quando o uso de suplementos nutricionais, ervas, e nutracêuticos é feito sem avaliação da interação com medicamentos. Isto compromete a segurança nutricional e pode ser configurado como omissão nos cuidados.
Para avaliar a percepção das equipes de enfermagem, médicos e nutricionistas sobre a documentação da terapia nutricional, um estudo recente foi conduzido. Os principais indicadores avaliados incluíram a identificação sistemática da ordem correta, produto, quantidade e frequência de terapias solicitadas no sistema de registro eletrônico de saúde e registro de administração de medicamentos.
A equipe foi submetida a um processo de educação e treinamento, para garantir conhecimento sobre o novo processo de pedido, administração e documentação dos suplementos nutricionais em cada localização. Como desfecho de interesse, foi avaliado o impacto antes e depois da implementação das ações com as equipes envolvidas.
O projeto envolveu a construção sistemática de processos e análise de documentos e registros. No início do projeto, uma linha do tempo foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar para identificar as principais fases do projeto; escopo, abordagem e entregas; e recursos necessários.
Um fluxo de trabalho e de processo foi identificado desde a encomenda, administração e documentação de suplementos nutricionais e, em seguida, um novo fluxo de trabalho do processo foi redesenhado com base no sistema recém-criado. A identificação de uma lista de suplementos nutricionais, fórmulas e aditivos foi desenvolvida e padronizada, além de garantir que os itens estivessem registrados em locais corretos no sistema.
A implementação do processo impactou positivamente a administração da TN e medicamentos, de modo que a equipe de enfermagem percebeu melhora na comunicação do recebimento do suplemento nutricional oral (P = 0,01); quando e quanto produto foi administrado pela última vez (P = 0,01); documentação do tipo de produto consumido (P = 0,01) e volume do produto consumido (P = 0,01).
Nutricionistas e enfermeiros relataram melhora nas prescrições, administrações e aceitação de suplementos nutricionais. Como conclusão, houve percepção de melhor documentação das intervenções nutricionais para pacientes hospitalizados, o que pode melhorar a conscientização da equipe sobre as terapias prescritas e a aceitação dos pacientes.
ReferênciaCitty SW, Bjarnadottir RI, Marlowe BL, et al. Nutrition Support Therapies on the Medication Administration Record: Impacts on Staff Perception of Nutrition Care. Nutr Clin Pract. 2021;36(3):629-638.