Uso de Metformina pode aumentar o risco de anemia?

Pacientes com diabetes tipo 2 frequentemente são tratados com metformina, medicamento de primeira linha para o tratamento dessa doença. Nesses pacientes também é comum observar a ocorrência de anemia. Embora uma associação direta ainda não tenha sido observada, alguns estudos indicam que pacientes diabéticos em uso de metformina apresentam concentrações séricas mais baixas de vitamina B12, o que seria uma explicação para a ocorrência de anemia nessa população.

Com o objetivo de avaliar a associação entre o uso de metformina e o risco de anemia no diabetes tipo 2, pesquisadores do Reino Unido reuniram dados de três grandes coortes, incluindo dados de dois estudos clínicos e um estudo epidemiológico observacional, totalizando 9.156 pacientes com diabetes tipo 2 em uso do hipoglicemiante. A avaliação de anemia se deu através dos resultados de hemoglobina (Hb) e, seguindo recomendação da OMS, adotou-se o ponto de corte de Hb de 11g/dL em homens e mulheres, identificados com anemia moderada após o diagnóstico de diabetes.

Entre os participantes dos estudos clínicos, 5.440 participantes apresentaram anemia durante o período de acompanhamento, estes eram tratados com metiformina, sulfoniureia, glitazona, insulina ou apenas dieta. A longo prazo (5 ou 9 anos), pacientes em uso de metformina apresentaram valores séricos de hemoglobina menores que aqueles em outras terapias (redução de 0,5 g/dL da hemoglobina para pacientes em uso de metformina), o que se confirmou também após avaliação dos resultados do estudo epidemiológico. Idade avançada, sexo masculino e hemoglobina basal mais baixa foram outros fatores de risco associados a anemia.

Assim, os autores concluíram que o uso de metformina foi associado ao risco inicial de anemia em indivíduos com diabetes tipo 2, e embora os mecanismos dessa relação ainda sejam incertos, os autores sugerem que possa estar relacionado a deficiência de vitamina B12.

Referência: Donnelly LA, Dennis JM, Coleman RL, et al. Risk of Anemia With Metformin Use in Type 2 Diabetes: A MASTERMIND Study. Diabetes Care. 2020; 201104. 

Por Natalia Lopes