Usando as redes sociais a seu favor

Usando as redes sociais a seu favor

 

redes sociais
Fonte: Canva.com

 

No cenário atual, com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados, as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para os profissionais se conectarem com seu público-alvo… Para os nutricionistas não é diferente!

É perceptível que a presença online não só aumenta a visibilidade, mas também fortalece a autoridade e possibilita atrair novos clientes. Pensando nisso, unimos algumas estratégias interessantes que vão te ajudar a utilizar as redes sociais de forma assertiva e constante, mantendo uma comunicação eficaz. Continue lendo…

Garantindo uma comunicação eficaz com o público-alvo!

Crie conexões!

Um dos principais pilares para uma comunicação assertiva é criar conexão com o seu cliente, ou seja, quanto mais você os conhece, mais direcionado e relevante será seu conteúdo, portanto:

  1. Permita-se conversar com seu público, ouvindo suas dúvidas e necessidades
  2. Utilize enquetes e caixas de perguntas e respostas nos stories, para incentivar a interação, e aumentar a proximidade.

Busque novas fontes de informação

Que profissionais de saúde devem estar sempre atualizados nós já sabemos, mas é importante também sair da “bolha da Nutrição”. Você pode fazer isso:

  • Lendo livros sobre comportamento ou outros assuntos pertinentes
  • Assistindo documentários e vídeos no YouTube que ofereçam novas perspectivas
  • Buscando inspiração em outros perfis de Nutrição e Saúde
  • Atentar-se aos assuntos em alta e buscar mais informações e embasamento científico para abordar sobre o tema.

A diversidade de conhecimento permite enriquecer seu conteúdo, tornando-o mais interessante e atrativo!

Construa uma presença online, com conteúdo de valor!

Invista em um Marketing de Conteúdo que gere transformação. Crie posts que ajudem seus seguidores a superarem desafios diários, como:

  • Receitas saudáveis
  • Dicas de alimentação balanceada
  • Mitos e verdades da nutrição

É importante manter a constância, portanto, faça pelo menos quatro posts por semana para manter uma presença assídua.

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Planejando e programando os conteúdos nas redes sociais

Um planejamento bem estruturado é essencial. Criar um calendário editorial mensal pode ajudar a organizar os tópicos e garantir a variedade de assuntos, além de permitir a organização das ideias e criação desses conteúdos.

Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

Use e abuse dos recursos do Instagram!

Primeiro ponto para iniciar no mundo digital é converter seu perfil para uma conta profissional. Isso oferece melhores métricas de desempenho e a possibilidade de promover publicações. Com essas informações, você pode ajustar suas estratégias para alcançar melhores resultados. Além disso, utilize os recursos de:

  • Stories diários: que são uma ferramenta poderosa para manter a conexão com seus seguidores. Faça alguns stories durante o dia e teste diferentes horários.
  • Lives semanais: outra excelente estratégia. Escolha um dia e horário fixo, divulgue previamente e peça sugestões de temas. As lives devem ser tratadas como programas de TV, criando um compromisso com sua audiência.

Se programe para postar conteúdos em horários fixos!

Definir dias e horários fixos para suas postagens, ajuda a criar um hábito nos seguidores e aumentar a expectativa por novos conteúdos. 

Para que isso aconteça, primeiro é importante testar diferentes horários para identificar os períodos de maior engajamento.

Não se esqueça das datas comemorativas!

Essa é uma forma de criar conteúdos temáticos, atingindo mais pessoas e garantindo um engajamento. Relacione essas datas com vivências de consultório para tornar os posts mais autênticos e próximos da realidade dos seguidores. 

Trabalhe com parcerias!

  • Faça parcerias com outros profissionais e troque divulgações
  • Colabore em conteúdos e lives para alcançar um público maior
  • Promova suas postagens, investindo um pequeno valor para aumentar o alcance.

Em tempos de baixo alcance orgânico, essas podem ser soluções eficientes para atingir mais pessoas.

Benefícios das redes sociais para Nutricionistas

1. Te ajuda a focar no seu público-alvo.

Usar redes sociais permite um melhor filtro do seu público-alvo. Pelas publicações, as pessoas compreendem seu nicho e se identificam com seu trabalho. Isso atrai seguidores que realmente estão interessados no que você oferece.

2. Possibilita respostas personalizadas.

A interatividade nas redes sociais permite respostas rápidas e personalizadas aos seguidores, criando um diferencial. Essa proximidade fortalece a relação com seu público, tornando-o mais fiel e engajado.

3. Auxilia na propagação “boca a boca” (expansão orgânica).

Um bom post pode ser compartilhado inúmeras vezes, atingindo novas pessoas através de recomendações. Esse efeito viral aumenta sua visibilidade sem a necessidade de grandes investimentos.

4. Te mantém por dentro das tendências do mercado.

Muitos concorrentes já estão utilizando redes sociais ativamente. Para não ficar para trás, é fundamental estar presente e atualizado. Participar dessa dinâmica garante que você esteja alinhado com as tendências do mercado.

5. Facilita na análise de resultados e ajustes estratégicos.

As redes sociais oferecem estatísticas detalhadas sobre o desempenho das postagens. Analise esses dados para entender o que funciona melhor com seu público e ajuste suas estratégias conforme necessário. Isso proporciona uma base sólida para decisões mais acertadas.

Em geral…

Utilizar as redes sociais a seu favor requer estratégia, consistência e interação genuína com a audiência.

Para nutricionistas, essa presença digital não só amplia o alcance e atrai novos pacientes, mas também solidifica sua autoridade no campo da nutrição. Com as dicas e estratégias apresentadas, você estará bem equipado para construir uma comunicação assertiva e constante.

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