O envelhecimento é um processo gradual, cercado de alterações fisiológicas que podem resultar em comprometimento funcional e orgânico. A perda de massa muscular faz parte dessas alterações e pode resultar em sarcopenia, porém, já foi demonstrado que a atividade física regular (principalmente exercício de resistência) associada a alimentação equilibrada (incluindo consumo adequado de proteínas, aminoácidos de cadeia ramificada e outros nutrientes), reduzem a perda de massa muscular e a mortalidade por todas as causas, além de estender os anos de vida de 3 a 10%.
Um grupo de pesquisadores canadenses investigou se a combinação de 12 semanas de exercício resistido de baixa intensidade e suplementação de produto hiperproteico (24 g/d de whey protein + 16g/d de caseína micelar + 3g/d de creatina, 1000 UI/d de vitamina D3 + óleo de peixe contendo ômega-3 (EPA: 1,51 g/d, e DHA: 0,95 g/d)) resultaria em manutenção da massa, força, desempenho e qualidade muscular em idosos sedentários que vivem em comunidade. A sarcopenia foi definida seguindo os critérios da European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP).
Para isso, realizaram um estudo randomizado e controlado por placebo com a inclusão de 32 homens que foram submetidos a testes de desempenho físico, força muscular, biopsia muscular, avaliação antropométrica e de composição corporal, registro alimentar e exames laboratoriais.
Após o período de intervenção, os pesquisadores observaram que o suplemento promoveu ganho de massa magra total indivíduos sarcopênicos e não sarcopênicos (ganho médio de 1,09 kg e 1,65kg, respectivamente). Além disso, também houve perda significativa de gordura corporal (p<0,05) e, particularmente nos pacientes sarcopênicos, a suplementação foi associada a hipertrofia das fibras musculares, embora esse resultado não tenha sido significativo. Do mesmo modo, isso também ocorreu para força muscular e desempenho físico.
Os autores concluíram que a suplementação de um produto completo, contendo whey protein, caseína micelar, creatina, vitamina D3, EPA / DHA combinado a exercícios de resistência de baixa intensidade, melhora a massa magra total, o tamanho da fibra muscular, a composição corporal, força, desempenho e qualidade muscular geral em homens idosos, fisicamente inativos.