Refrigerante Diet foi associado ao risco aumentado de Retinopatia Diabética Proliferativa

O consumo de refrigerantes diets, que são livres de calorias e de açúcar, estão sendo cada vez mais apontados como causas de resultados negativos a saúde.

Em estudo clínico transversal, 609 adultos diabéticos do tipo 1 (n=73), tipo 2 (n= 510) e outros tipos (n= 26) foram estudados para avaliar o efeito do consumo de refrigerantes diets no tratamento e evolução do diabetes. Os participantes foram divididos em 4 grupos principais: 1) grupo que não consumiu refrigerantes; 2) grupo com baixo consumo de refrigerantes diets (<1 lata de 350 ml); 3) com consumo moderado (1 a 4 latas) e 4) com alto consumo (>4 latas por semana). Esses dados dietéticos foram obtidos por questionário de frequência alimentar, com base no período de 1 ano.

Resultados mostraram que o grupo que consumiu mais de 4 latas de refrigerantes diets por semana teve risco 2,5 vezes maior de desenvolver retinopatia diabética proliferativa comparada ao grupo sem consumo de refrigerantes (odds ratio (OR) = 2,51; IC de 95%; p= 0,02). Esse resultado foi independente de fatores de risco para retinopatia diabética, duração da doença, tabagismo e índice de massa corporal (IMC).

Chamou a atenção dos pesquisadores que não houve associação estatisticamente positiva entre o consumo de refrigerantes normais e o aumento do risco de retinopatia diabética, entretanto, a quantidade desse produto foi baixa, o que pode ter limitado o resultado.

Hipóteses levantadas pelos autores do estudo é que o consumo de bebidas diet “enganam” o organismo; que entende que consumiu uma quantidade maior de energia, e não o valor real. Essa reação pode levar ao aumento da fome e maior ingestão de calorias a longo prazo. Adicionalmente, é sugerido que a alta presença de aditivos e corantes nesses produtos possam aumentar níveis de produtos finais da glicação avançada (AGEs) e a produção de citocinas pró-inflamatórias.

No momento, ainda são necessários mais estudos longitudinais para determinar se os refrigerantes diet são ou não uma alternativa saudável para substituir as bebidas adoçadas com açúcar.

Referência: Fenwick EK, Gan AT, Man RE, et al. Diet soft drink is associated with increased odds of proliferative diabetic retinopathy. Clin Exp Ophthalmol. 2018; 46(7):767-776.

Por: Priscila Garla