Probióticos na gravidez reduzem o risco de obesidade nas mães e nos filhos

Probióticos na gravidez reduzem o risco de obesidade nas mães e nos filhos

Probióticos na gravidez reduzem o risco de obesidade nas mães e nos filhos
Fonte: canva.com

O consumo de probióticos na gravidez reduz as chances de diabetes gestacional e obesidade, risco de pré-eclâmpsia e constipação. Além disso, contribui positivamente para a perda de peso pós-parto.

Em adição, estudos recentes mostram que consumir probióticos desde o primeiro mês de gestação também reduz as chances do bebê nascer com sobrepeso, ou ainda se tornar uma criança obesa futuramente.

No artigo de hoje, confira os detalhes de um destes estudos.

15 mulheres grávidas participaram da pesquisa

Neste recente estudo piloto, o objetivo foi avaliar se os suplementos probióticos durante a gravidez poderiam modificar o perfil de metilação do DNA dos genes promotores de obesidade. Consequentemente, os autores também investigaram se essa estratégia poderia prevenir o ganho de peso nas mães e em seus filhos.

Para isso, os autores randomizaram uma amostra de 15 mulheres grávidas nos seguintes grupos:

  • Intervenção (n = 7): receberam suplementação diária de probiótico contendo Lactobacillus rhamnosus e Bifidobacterium lactis (109 UFC/dia);
  • Placebo (n = 8).

Em seguida, o estado de metilação do DNA das mulheres e seus filhos foram avaliados em 623 genes relacionados a obesidade e 433 genes relacionados ao ganho de peso. Estes foram analisados ​​a partir de amostras de sangue, em 9-10 meses pós-parto.

Os resultados foram positivos

Como principal resultados, os estudiosos descobriram que a suplementação de probióticos em mulheres grávidas reduziu a metilação do DNA em 37 genes promotores de obesidade/ganho de peso.

Por outro lado, nos filhos das gestantes suplementadas, 68 genes promotores de obesidade também reduziram significativamente o nível de metilação do DNA.

Assim, os autores sugerem que a suplementação de probióticos durante a gravidez pode alterar o perfil de metilação do DNA de certos genes relacionados a obesidade e ganho de peso, tanto nas mães quanto em seus filhos.

Portanto, este é um mecanismo potencial para prevenir problemas futuros em relação ao ganho de peso.

Clique aqui para ler o artigo completo.

 

Referência:

Referência: Vähämiko S et al. The impact of probiotic supplementation during pregnancy on DNA methylation of obesity-related genes in mothers and their children. Eur J Nutr. 2018 Jan 3

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post