Níveis de selênio apresentam relação com obesidade, inflamação e DM2

Níveis de selênio apresentam relação com obesidade, inflamação e DM2

Obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DM2) são condições que apresentam deficiências nas vias metabólicas da glicose e na cascata de sinalização de insulina, mediada por estresse oxidativo e inflamação. Tendo em vista o papel do selênio nas reações redox envolvidas na inflamação e na imunidade, um estudo avaliou a relação entre o status deste micronutriente com a inflamação, DM2 e obesidade.

O trabalho foi realizado com uma coorte de um estudo retrospectivo, no qual os participantes foram classificados de acordo com o IMC para sua população: peso normal 18.5–22.9 kg/m2, sobrepeso 23–24.9 kg/m2 e obesidade ≥25 kg/m2. Foram aferidas medidas antropométricas, como peso, altura, circunferência da cintura (CC) e circunferência do quadril (CQ) e razão cintura-quadril (RCQ); além da coleta de amostras de sangue para análises.

O estudo contou com 655 homens. Dessa amostra, 200 apresentaram peso normal (GPN), 165 se classificaram com sobrepeso (GSP) e 290 apresentaram obesidade (GOB). A pressão arterial foi significativamente maior no grupo obesidade. Diferenças significativas no selênio sérico e proteína C reativa (PCR) foram associadas a diferenças na glicemia de jejum e hemoglobina glicada, bem como diferenças na prevalência de pré-diabetes ou DM2. Altas concentrações de selênio e PCR foram associadas ao DM2 e a maiores níveis de HbA1c (p=0,000). Quando a prevalência de pré/DM2 foi determinada utilizando o ponto de corte para HbA1c, altos níveis de selênio se associaram a níveis anormais de glicemia. Valores de PCR>3mg/L foram associados a maior prevalência de pré/DM2 em toda a amostra. O estudo sugere que o status do selênio pode estar relacionado à obesidade e que o risco de desenvolvimento de DM2 pode se dar em função do papel deste micronutriente na fisiologia dos adipócitos.

Referência

Wongdokmai, Rossukon et al. “The Involvement of Selenium in Type 2 Diabetes Development Related to Obesity and Low Grade Inflammation.” Diabetes, metabolic syndrome and obesity: targets and therapy. 2021;14:1669-80.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post