NCCN Diretrizes para cuidados paliativos

NCCN Diretrizes para cuidados paliativos

As novas Diretrizes da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) trazem recomendações para provedores de cuidados paliativos e equipes de oncologia primária, para promover a melhor qualidade de vida possível para pacientes com câncer.

Os principais pontos abordados incluem terapia anticâncer, manejo de sintomas como dor, anorexia e caquexia. Outras recomendações centrais são divididas de acordo com a expectativa de vida do paciente, e incluem manejo do estresse e conscientização do paciente sobre a inexistência de cura para sua condição.

É considerado que a caquexia leva à astenia (fraqueza), hipoalbuminemia, emagrecimento, comprometimento do sistema imunológico, disfunção metabólica e insuficiência autonômica. Quando relacionada ao câncer, a caquexia também se associa a comprometimento de resposta e aumento de toxicidade do tratamento anticâncer, além de atrasos no início do tratamento, término precoce, sobrevida mais curta e sofrimento psicossocial.

O manejo desta condição deve incluir avaliação da taxa e gravidade da perda de peso e seus sintomas associados, educação do paciente, família e cuidador sobre a condição e discussão dos riscos e benefícios das opções de tratamento disponíveis. Na suspeita de disfagia a deglutição, disgeusia, xerostomia, problemas dentários/maxilares, soluços intratáveis, mucosite, candidíase orofaríngea, depressão, saciedade precoce, náuseas e vômitos e dor devem ser avaliados. Na suspeita ou história de transtorno alimentar, uma avaliação psiquiátrica também pode ser considerada.

O tratamento pode incluir o manejo dos sintomas ou a descontinuação de medicamentos que interferem na ingestão de alimentos. O suporte social, aconselhamento dietético e assistência alimentar também podem ser oferecidos como manejo não farmacológico da caquexia.

Se o aumento do apetite for um aspecto importante da qualidade de vida do paciente, estimulantes do apetite como acetato de megestrol, dexametasona e olanzapina podem ser úteis. A combinação da terapia com megestrolacetato, aconselhamento dietético e suplementos nutricionais pode produzir melhores resultados para pacientes com estado funcional preservado e caquexia do câncer.

Acesse o documento completo,clicando aqui.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post