Influência do Neuromarketing sobre escolhas alimentares

Influência do Neuromarketing sobre escolhas alimentares

Por que comemos o que comemos? O que influencia a preferência por um alimento, e não por outro? Na prateleira do supermercado, quais fatores são decisivos para influenciar a escolha de compra do cliente? Esses e outros fatores são estudados pelo neuromarketing.

O que é o neuromarketing?

Neuromarketing é um campo da ciência que investiga os mecanismos cerebrais que:

  • Estimulam o consumidor a preferir uma determinada marca;
  • Influenciam a tomada de decisão de comprar ou não um produto;
  • Podem tornar um cliente fiel.

Essa área considera os fatores intrínsecos, tais como emoções, sentimentos, lembranças e valores, para determinar a escolha final de um certo produto ou alimento.

Neuromarketing nas escolhas alimentares

Atualmente, se reconhece que a escolha de alimentos é um fenômeno complexo e pouco compreendido.

Nesse sentido, sabe-se que o comportamento cognitivo do consumidor é influenciado por estímulos visuais, por exemplo:

  1. Brilho e cor do alimento
  2. Tipo de embalagem
  3. Preço

Assim, esses fatores são os alvos atuais dos estudos de neuromarketing.

Nos dias de hoje, já é possível identificar que cerca de 95% de todos os nossos processos cognitivos ocorrem inconscientemente, incluindo nossas escolhas alimentares.

Em outras palavras, nosso subconsciente pode associar certos alimentos com prazer e felicidade, e outros com medo.

Chegar a essa conclusão foi possível através de testes que coletaram informações sobre a atividade cortical; análise do nível de excitação ou intensidade de reações emocionais através de condutividade na pele; rastreamento ocular, que liga reações emocionais a um elemento específico da cena visual; e análises emocionais automáticas da expressão facial.

A partir dessas informações, é possível conhecer os fatores que mais influenciam na escolha dos clientes no momento da compra de alimentos e ajudar empresas a traçar planos de marketing para suas marcas e produtos.

Para ler um estudo completo sobre o neuromarketing nas escolhas alimentares, clique aqui.

 

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Referência:

Stasi A, Songa G, Mauri M, Ciceri A, Diotallevi F, Nardone G, Russo V. Neuromarketing empirical approaches and food choice: A systematic review. Food Res Int. 2018 Jun;108:650-664. doi: 10.1016/j.foodres.2017.11.049. Epub 2017 Nov 22. PMID: 29735101.
Pós-graduação de Nutrição Clínica

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