Estado nutricional e risco de mortalidade em pacientes com COVID-19

Para conhecer o estado nutricional de pacientes com coronavírus, um estudo avaliou 413 pacientes no West Campus of Union Hospital em Wuhan. Foram consideradas as características clínicas e nutricionais de pacientes críticos graves e infectados com a síndrome respiratória aguda grave coronavírus (SARS-CoV-2) e a relação entre o risco nutricional e os resultados clínicos.

A infecção foi confirmada com o teste positivo de ácido nucleico. Dados clínicos foram coletados e o risco nutricional foi avaliado usando a ferramenta de triagem NRS 2002. Um total de 346 pacientes foram classificados como graves (dificuldade respiratória e alterações na saturação de pulso de oxigênio no ar ambiente e relação de oxigenação arterial baixa) e 67 como críticos (insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica, ocorrência de choque ou falência de outro órgão que exija monitoramento e tratamento em UTI). Alterações significativas foram identificadas nos parâmetros relacionados à nutrição e marcadores inflamatórios.

Dentre os pacientes com pontuação NRS 2002 ≥3, apenas 84 (de 342, 25%) receberam terapia nutricional. Particularmente em pacientes críticos, os escores do NRS 2002 foram elevados (p <0,001) e se correlacionaram com marcadores inflamatórios, e aqueles com maior pontuação do NRS 2002 apresentaram maior risco de mortalidade e maior tempo de internação. Modelos de regressão logística mostraram que o aumento de 1 unidade no escore do NRS 2002 foi associado ao aumento do risco de mortalidade em 1,23 vezes (odds ratio ajustado, 2,23; IC de 95%, 1,10-4,51; p = 0,026).

Em conclusão, os pacientes mais graves e críticos infectados com SARS-CoV-2 foram classificados com risco nutricional e apresentaram tendência a piores resultados. A terapia nutricional adequada pode melhorar efetivamente os pacientes com SARS-CoV-2 com alto risco nutricional, melhorando seu estado nutricional e seus resultados clínicos.

Por Maria Carolina Gonçalves Dias

Referência:

Zhao X, Li Y, Ge Y, et al. Evaluation of Nutrition Risk and Its Association With Mortality Risk in Severely and Critically Ill COVID-19 Patients. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2021;45(1):32-42. doi:10.1002/jpen.1953