Escore do Controle do Estado Nutricional (CONUT) como indicador de prognóstico pós-operatório

Escore do Controle do Estado Nutricional (CONUT) como indicador de prognóstico pós-operatório

O colangiocarcinoma hilar (HCCA) é um tumor maligno localizado na bifurcação do ducto hepático e originado do epitélio do ducto biliar. Considerado de pior prognóstico e sem nenhuma terapia adjuvante eficaz disponível até o momento, vários estudos confirmam que o estado nutricional pode ser um fator importante que afeta o grau de regeneração hepática. A desnutrição pré-operatória aumenta a ocorrência de complicações pós-operatórias, tempo de internação e a qualidade de vida dos pacientes com câncer.

Nos últimos anos, vários escores baseados em nutrição foram identificados como possíveis marcadores de prognóstico para vários cânceres. Entre eles, destacam-se: Proporção de Linfócitos Neutrófilos (NLR), Índice de Prognóstico Nutricional (PNI) e Escore do Controle do Estado Nutricional (CONUT). O CONUT é um sistema de pontuação do estado nutricional que surgiu em 2005, composto pelos valores séricos de albumina, contagem total de linfócitos e colesterol total. Considerado fator prognóstico para o pós-operatório de tumores malignos, o CONUT também foi relatado como um importante fator prognóstico para a sobrevida em HCCA não ressecável.

Como há poucos estudos sobre o efeito do escore nutricional no prognóstico de pacientes com HCCA, um estudo avaliou o papel do CONUT na avaliação do prognóstico de pacientes com esse tipo específico de tumor. Por meio do sistema de prontuário, o estudo incluiu dados clínico-patológicos de 94 pacientes com HCCA submetidos a ressecção radical entre março de 2010 a abril de 2019. Eles foram agrupados de acordo com seu valor de corte ideal e os efeitos prognósticos dos pacientes em cada grupo foram comparados. A eficácia do CONUT foi confrontada com os indicadores PNI e NLR, utilizando valores calculados de acordo com o exame de sangue de rotina.

Como resultado, o CONUT alto esteve intimamente relacionado à ocorrência de complicações pós-operatórias (p = 0,008) e a ocorrência de vazamento biliar (p = 0,011), e os motivos foram relacionados ao estado imunológico e nutricional pré-operatório dos pacientes. As curvas de Kaplan-Meier que analisaram a relação entre os valores de CONUT, PNI e NLR e a sobrevida do paciente com HCCA, incluindo sobrevida total (OS) e sobrevida livre de recorrência (RFS), mostraram diferenças significativas entre os grupos (p <0,001).

O estudo é o primeiro a demonstrar que o CONUT pré-operatório é um fator prognóstico independente para a sobrevida pós-operatória de pacientes com HCCA. Os autores destacaram que os resultados são promissores, mas por se tratar de um estudo pequeno, a condução de estudos prospectivos em grande escala é necessária para confirmar os resultados.

Referência

Wang A et al. Controlling Nutritional Status (CONUT) Score as a New Indicator of Prognosis in Patients With Hilar Cholangiocarcinoma Is Superior to NLR and PNI: A Single-Center Retrospective Study. Front Oncol. 2020; 10: 593452.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post