Diretriz BRASPEN de TN no paciente com doença renal

Diretriz BRASPEN de TN no paciente com doença renal

A nova diretriz da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) traz recomendações baseadas em evidências para guiar o cuidado nutricional de pacientes com doença renal aguda e crônica.

A diretriz foi desenvolvida a partir de evidências apresentadas em diretrizes internacionais e nacionais recentes e atualiza orientações previamente publicadas. A lista de recomendações aborda aspectos da triagem e avaliação, injuria renal aguda (IRA), doença renal crônica (DRC) e situações especiais.

Para avaliar o risco e presença de desnutrição, recomenda-se o uso do Malnutrition Screening Tool (MST) e Subjective Global Assessment (SGA), respectivamente. Outros indicadores como perda involuntária de peso, índice de massa corporal <18kg/m2, ingestão de energia e proteínas abaixo do recomendado, redução da força e funcionalidade muscular também podem ser utilizados em conjunto para avaliar desnutrição. Para o diagnóstico de obesidade, o excesso de gordura abdominal é o indicador mais importante.

Para pacientes com IRA, o manejo de eletrólitos deve ser individualizado de acordo com os níveis séricos. Nesses pacientes, a recomendação de energia é de 20-30 kcal/kg de peso seco/dia ou peso ideal (em caso de obesidade ou muito baixo peso). Em estresse grave, a recomendação deve ser ajustada para 20-25 kcal/kg/dia. Na fase inicial, recomenda-se nutrição hipocalórica (<70% das necessidades diárias) e a oferta calórica deve ser ajustada para 80% a 100% das necessidades após 3 dias (aproximadamente). Para pacientes sem terapia de reposição renal, a recomendação de proteína é de 1,3-1,5 g/kg/dia. Na terapia de reposição renal intermitente, a recomendação é de 1,5 g/kg/dia e, na terapia de reposição renal contínua, deve-se optar por 1,7-2,5 g de proteína/kg/dia. Para pacientes não hipercatabólicos e sem necessidade de terapia de reposição renal, a recomendação de proteína deve ser em torno de 0,8-1,0 g/kg/dia.

Na DRC, a recomendação de energia é de 25-35 kcal/kg/dia para pacientes metabolicamente estáveis, baseado em idade, sexo, atividade física, estado nutricional, estágio da DRC e comorbidades associadas. A recomendação de proteínas para adultos com DRC em estágio de 3 a 5 (conservador) é de 0,6-0,8 g/kg/dia, com aporte energético adequado. Para adultos com DRC estágio 5, em hemodiálise (HD) ou diálise peritoneal (DP), a recomendação proteica é de 1,2 g/kg/dia, com ingestão energética adequada

O uso de suplementos, nutrientes específicos e particularidades em gestantes, crianças, idosos e no transplante renal também são detalhados.

Clique aqui e confira a diretriz na íntegra

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post