A American Heart Association e American Stroke Association (AHA/ASA) apresentaram o novo guia de prevenção para pacientes com histórico de doenças cerebrovasculares. O guia traduz evidências científicas em diretrizes para a prática clínica e oferece orientações direcionadas para pacientes com acidente isquêmico transitório e acidente vascular cerebral.
Para reduzir o risco de recorrência, dietas com padrão mediterrâneo, que incluem vegetais, peixes, azeite extra virgem e oleaginosas são recomendadas, especialmente dentro de um contexto alimentar hipolipídico.
Em caso de hipertensão, orienta-se a restrição de sódio dietético para 2,5g ao dia, a fim de reduzir o risco de eventos relacionados a doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral. Diferente de diversas vitaminas e minerais, o consumo de sódio e potássio pode ser ajustado sem prejuízo aos padrões alimentares gerais. De tal modo, tanto o aumento no consumo de potássio quanto a redução do consumo de sal se associam a menores taxas de acidente vascular cerebral.
Dietas pobres em gorduras, carboidratos refinados e álcool são indicadas em caso de hipertrigliceridemia (≥500 mg/dL). Nestes casos, também se orienta a identificação e tratamento das causas envolvidas, e o uso de ômega 3 e fibratos pode ser indicado.
Em casos de diabetes associado a acidente vascular isquêmico ou isquêmico transitório, o tratamento multiprofissional deve incluir mudanças de estilo de vida, terapia nutricional e educação para manejo do diabetes. Tomadas em conjunto, estas medidas podem auxiliar o alcance de metas glicêmicas e melhora de fatores de risco relacionados a acidente vascular cerebral.
O cálculo do IMC deve ser feito anualmente e na vigência de alterações cerebrovasculares. A perda de peso é recomendada em casos de sobrepeso e obesidade, e programas para mudanças no estilo de vida devem ser intensivos e incluir intervenções comportamentais para melhores desfechos clínicos.
O guia também oferece recomendações direcionadas para aterosclerose, apneia obstrutiva do sono e diversas outras condições.
Acesse o guia completo, clicando aqui.