Dieta cetogênica em atletas

A dieta cetogênica (DC) é uma estratégia nutricional que limita o consumo de carboidratos abaixo de 30 g/dia. Esse tipo de abordagem costuma ser adotada para perda de peso, mas mostrou resultados contraditórios no âmbito esportivo, particularmente em relação ao desempenho.

Dado que a estratégia da DC restringe a energia disponível de carboidratos e há no esporte a necessidade de resistência ou força de atletas de potência, considera-se que os objetivos dessa dieta podem estar fora de contexto no âmbito da atividade física. Como não há dados disponíveis sobre os efeitos da DC nos esportes coletivos, um estudo recente considerou investigar o impacto de 30 dias de DC sobre a manutenção da massa muscular, o desempenho e a gordura corporal em um modelo de esporte misto de resistência/potência, como o futebol.

O estudo incluiu jogadores semiprofissionais de futebol, aleatoriamente designados para DC isoproteica (1,8 g/Kg de peso corporal/dia) ou dieta ocidental (DO) por 30 dias. Foram avaliados peso, composição corporal, músculos, força, área muscular, gasto energético de repouso (GER), relação de troca respiratória, área transversal e a força muscular isométrica do quadríceps, contra-movimento de salto, tempo de teste de recuperação intermitente e desempenho.

Os pesquisadores identificaram que em comparação ao grupo DO, o grupo DC apresentou diminuição significativamente maior de gordura corporal (p= 0,0359), tecido adiposo visceral (VAT) (p= 0,0018), circunferência da cintura (p= 0,0185) e água extracelular (p= 0,0060). Massa muscular, área muscular do quadríceps, força máxima e GER não apresentaram alterações em ambos os grupos. A relação de troca respiratória diminuiu significativamente no grupo que se alimentou da DC (p= 0,0008). O tempo de teste de recuperação intermitente melhorou significativamente (p< 0,0001) em ambos os grupos, sem diferenças significantes entre eles. O contra-movimento de salto melhorou significativamente (p= 0,0021) apenas em DC.

Esse foi o primeiro estudo a investigar os efeitos de uma DC em jogadores de futebol semiprofissionais. Os atletas que consumiram a DC perderam gordura corporal, sem nenhum efeito prejudicial na força, potência e massa muscular.

Assim, conclui-se que para redução rápida de peso em tais atletas, o uso de DC pode ser uma estratégia válida.

Referência:

Antonio Paoli A, Mancin L, Caprio M, Monti E, Narici MV, Cenci L, Piccini F, Pincella M, Grigoletto D, Marcolin G. Effects of 30 days of ketogenic diet on body composition, muscle strength, muscle area, metabolism, and performance in semi-professional soccer players. J Int Soc Sports Nutr. 2021 Sep 16;18(1):62.

Por Mariane Marques

Leia Mais