ADA: Padrões de Cuidados para Prevenção do Diabetes

ADA: Padrões de Cuidados para Prevenção do Diabetes

A Associação Americana de Diabetes (ADA) atualizou as recomendações de cuidado e prevenção do diabetes para pacientes com risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 (DM2), como metas e diretrizes para auxiliar no tratamento dessa população. Conheça as novas orientações a seguir.

Como prevenir o diabetes?

Diversos fatores podem ser considerados quando o assunto é prevenção do diabetes. Confira. 

Testes de triagem

Visando a prevenção do diabetes, em indivíduos com alto risco para o desenvolvimento da doença, recomenda-se a realização de testes de triagem, tais como:

  •  Avaliação da hemoglobina glicada (HbA1c);
  • Teste oral de tolerância à glicose;
  • Glicose em jejum. 

Mudanças no estilo de vida (MEV)

Também indica-se a mudança de comportamento de estilo de vida, para alcançar e manter uma redução de peso de pelo menos 7% do peso corporal inicial. 

Esta meta deve ser atingida por meio de dieta saudável, com redução calórica e ≥150 min/semana de atividade física de intensidade moderada. 

A mudança no estilo de vida pode reduzir a incidência de diabetes em até 58% em 3 anos.

Padrões alimentares recomendados

A adoção de um padrão alimentar adequado, como os padrões alimentares vegetarianos, à base de plantas (podendo incluir alguns produtos de origem animal) e Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) estão associados a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Terapia farmacológica

A terapia farmacológica com metformina deve ser considerada em pacientes com alto risco para desenvolver DM2, especialmente para aqueles com:

  • Idade entre 25 e 59 anos com IMC ≥35 kg/m²;
  • Glicose em jejum aumentada (por exemplo, ≥110 mg/dL);
  • HbA1c aumentada (por exemplo, ≥6,0%) 
  • Diabetes mellitus gestacional anterior. 

Porém, é necessário ficar atento: o uso prolongado de metformina pode causar deficiência de vitamina B12

Outros medicamentos que podem ser considerados para a diminuição no risco do desenvolvimento de DM2 são os agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1), como liraglutida, semaglutida e tirzepatide. Através da perda de peso e controle glicêmico, estes fármacos demonstraram diminuir a incidência de diabetes em vários graus naqueles com pré-diabetes. 

Por fim, o pré-diabetes está associado ao aumento de doenças cardiovasculares e mortalidade, enfatizando a importância de atender ao risco cardiovascular nessa população, bem como o tratamento nutricional e medicamentoso para reduzir complicações em curto e longo prazo. 

Referência:

Nuha A. ElSayed, Grazia Aleppo, Vanita R. Aroda, Raveendhara R. Bannuru, Florence M. Brown, Dennis Bruemmer, Billy S. Collins, Marisa E. Hilliard, Diana Isaacs, Eric L. Johnson, Scott Kahan, Kamlesh Khunti, Jose Leon, Sarah K. Lyons, Mary Lou Perry, Priya Prahalad, Richard E. Pratley, Jane Jeffrie Seley, Robert C. Stanton, Robert A. Gabbay; on behalf of the American Diabetes Association, 3. Prevention or Delay of Type 2 Diabetes and Associated Comorbidities: Standards of Care in Diabetes—2023. Diabetes Care 1 January 2023; 46 (Supplement_1): S41–S48. https://doi.org/10.2337/dc23-S003

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post