Consumo de bebida de soja pós-exercício melhora reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Crônico

Consumo de bebida de soja pós-exercício melhora reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Crônico

A soja é uma rica fonte de vitaminas do complexo B, minerais e fibras. Adicionalmente, apresenta alto teor proteico e de ácidos graxos essenciais na sua composição. Essas características tornam a soja um alimento importante na prevenção de desordens cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças crônicas degenerativas.

Atualmente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a terceira principal causa de morte nos países ocidentais e a causa mais comum de incapacidade física em adultos. Recentemente, um grupo de cientistas asiáticos investigaram os efeitos do consumo de bebida de soja imediatamente após o exercício terapêutico ou fisioterapia em indivíduos em fase de reabilitação pós episódio de AVC. A metodologia do estudo foi randomizada, duplo-cega e controlada por placebo.

Participaram do estudo 22 pacientes com idade entre 57-84 anos, que sofreram AVC prévio dentre o período de 2-19 anos. Os participantes foram aleatoriamente alocados para o grupo de bebida de soja (n = 11) ou grupo placebo (n = 11). Em ambos os grupos, a bebida foi consumida em 2 doses de 250ml, consumidos nos tempos de 60 e 120 minutos após o exercício. A composição de 500ml de bebida de soja foi de 283,5 kcal, 32 g de CHO, 17,5 g de proteínas e 9,5 g de gordura; já o placebo continha a mesma quantidade calórica. Todos participantes do estudo receberam uma intervenção idêntica de exercícios de reabilitação durante o período de 8 semanas (3 sessões por semana; 120 min/cada sessão). Foram incluídos exercícios de aquecimento, treino de modalidade terapêutica e funcional. Os desfechos físicos e funcionais foram avaliados antes, durante e após a intervenção.

O programa de reabilitação melhorou os resultados funcionais em todos os participantes. No grupo que consumiu bebida de soja, houve aumento significativo da força de preensão manual (p = 0,021), velocidade de caminhada (p = 0,019) e desempenho de caminhada avaliados por unidade de massa magra (p = 0,024) e desempenho de intervalo curto de 6 minutos (p = 0,016) em comparação com o grupo placebo. A pontuação total da avaliação de performance física curta e massa magra não diferiram entre os grupos. Os autores da pesquisa concluíram que o consumo de bebida de soja, associado com exercícios de reabilitação, melhorou a velocidade de caminhada, resistência ao exercício, força de preensão e funcionalidade muscular em indivíduos com AVC crônico.

Referência:Liao YH, Chen CN, Hu CY, Tsai SC, Kuo YC. Soymilk ingestion immediately after therapeutic exercise enhances rehabilitation outcomes in chronic stroke patients: A randomized controlled trial. NeuroRehabilitation. 2019; 44(2):217-229

 

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post