Um consenso recente propõe o uso de fitoterapia no cenário de covid-19. Ao analisar os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave do coronavírus (SARS-CoV-2), um grupo de especialistas coreano propôs um consenso com base nos princípios da medicina chinesa.
O consenso foi desenvolvido com base nas diretrizes de prática clínica existentes, considerando a urgência da pandemia COVID-19. Os autores consideram que o uso de ervas medicinais tem sido praticado desde a antiguidade para o tratamento de doenças respiratórias e infecciosas, e sua eficácia foi comprovada por diversos estudos. Contudo, vale ressaltar que até o momento não há evidências firmes sobre o uso de fitoterápicos para o tratamento de infecções por COVID-19.
Para a prevenção da SARS-CoV-2, dois tipos de combinação de fitoterápicos foram recomendados: Youngyopaedoc-san associado a Bojungikgitang e Youngyopaedoc-san associado a Saengmaek-san. Para pessoas com histórico de exposição ao SARS-CoV-2, foram recomendadas duas preparações de ervas: Youngyopaedoc-san associado a Bulhwangeumjeonggi-san e Youngyopaedoc-san associado a Bojungikgi-tang.
Para pacientes com COVID-19 levemente sintomáticos, três preparações de ervas foram recomendadas.
- Para alterações pulmonares, foram recomendados Sosiho-tang associado a Bulhwangeumjeonggi-san
- Para alterações pulmonares sem pneumonia, foi recomendado Youngyopaedoc-san associado a Galgunhaegui-tang
- Para o estágio de recuperação, foi recomendada a combinação de Samchulkunbi-tang associado a Saengmaek-san ou Samchulkunbi-tang associado a Chungseuiki-tang.
Dentre os sintomas considerados para desenvolvimento das recomendações, destacam-se os respiratórios, febre leve, calafrios leves, fraqueza, dores musculares, tosse seca com expectoração espessa, dor de garganta, boca seca, anorexia, sede excessiva, anidrose, sintomas digestivos, congestão gástrica, náuseas e alterações nas fezes.
A diretriz foi desenvolvida para pacientes da República da Coréia e todos os fitoterápicos recomendados, exceto Chungpaebaedoc-tang (Qingfeipaidu-Tang), são cobertos pelo seguro nacional sistema da República da Coreia. A Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China recomenda o fitoterápico Chungpaebaedoc-tang (Qingfeipaidu-Tang) como principal alternativa desta modalidade de tratamento com ervas medicinais.
Para acessar o documento completo, consulte:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7335489/pdf/main.pdf