Atualização profissional para nutricionistas: dicas práticas

Atualização profissional para nutricionistas: dicas práticas

A busca pela atualização profissional constante pode parecer assustadora e desafiadora na Nutrição, principalmente para quem acabou de concluir a graduação. Depois de anos dedicados ao estudo, é comum sentir insegurança sobre como continuar aprendendo e se atualizando na sua área de atuação. 

De acordo com a nutricionista Ana Carolina Vicedomini:

É importante lembrar que a Nutrição é uma ciência em constante evolução, e ficar para trás pode prejudicar não apenas sua carreira, mas também a saúde e o bem-estar de seus pacientes”. 

Neste texto, apresentamos 5 dicas práticas que vão te ajudar a fazer da atualização profissional uma rotina na sua profissão.

Participar de eventos de Nutrição

Congressos, simpósios e workshops são ótimas oportunidades para você promover sua atualização profissional e ficar por dentro das novidades da Nutrição. 

Esses eventos reúnem nutricionistas e outros profissionais de saúde que compartilham suas experiências, pesquisas e avanços científicos, possibilitando uma atualização profissional rápida e dinâmica.

Além disso, são excelentes oportunidades para você expandir sua rede de contatos, estabelecer novos relacionamentos e conhecer outros profissionais de áreas relacionadas.

Ler publicações científicas

Revistas e periódicos científicos são uma fonte rica de informações sobre pesquisas recentes e atualização profissional em Nutrição. 

É importante você dedicar tempo para ler e entender essas publicações e assim se manter por dentro dos últimos avanços na área.

Você já pensou como seria legal se existisse uma plataforma que fizesse uma seleção das publicações científicas mais relevantes e as publicasse com uma linguagem mais fácil e acessível? Então, o Nutritotal PRO é essa plataforma, oferecida pelo Grupo Ganep de forma gratuita.

Seguir organizações profissionais

As organizações profissionais de Nutrição como o CFN, ASBRAN, e sindicatos fornecem informações valiosas para você sobre legislação, políticas públicas e eventos.

Seguir essas instituições nas redes sociais vai te deixar por dentro destes temas e te ajudará com sua atualização profissional de forma mais leve e prática.

Participar de comunidades online 

Comunidades online dedicadas à Nutrição podem ser uma fonte valiosa de informações, promovendo sua atualização profissional por meio do networking

Você pode se juntar a esses grupos para discutir tópicos relacionados à área, compartilhar conhecimentos e aprender com outros profissionais.

Inclusive, temos um grupo de WhatsApp com esse objetivo.

Fazer cursos de atualização

Cursos de atualização profissional e pós-graduação podem ser maneiras eficazes de aprender sobre as últimas tendências e práticas em Nutrição, além de turbinar o seu currículo. 

Esses cursos geralmente são oferecidos por instituições de ensino superior ou organizações especializadas em Nutrição, especialmente credenciadas pelo MEC, como é o caso do Ganep.

Ao escolher uma instituição de ensino é muito importante que você considere critérios como: 

  • reputação da instituição;
  • disciplinas oferecidas;
  • carga horária do curso; 
  • qualidade do corpo docente.

Pensar apenas no preço pode te conduzir a escolhas equivocadas, que vão desvalorizar seu currículo e te prejudicar na hora de conseguir um emprego melhor e mais concorrido na área.

Conclusão

Para se manter em constante atualização profissional na área da Nutrição, você deve dedicar tempo e recursos. 

Participar de eventos, ler publicações científicas, seguir organizações profissionais, participar de grupos de discussão online e fazer cursos de atualização profissional são algumas das maneiras de manter uma rotina de atualização profissional, ter mais segurança na sua prática clínica e fornecer o melhor atendimento aos pacientes.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post