O câncer é a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, e a desnutrição secundária à progressão do tumor e efeitos colaterais do tratamento são frequentes. Embora haja evidências indicando que a terapia nutricional melhora os resultados do paciente, estima-se que até metade dos casos de desnutrição são mal classificados ou não diagnosticados.
O uso de uma equipe multidisciplinar para avaliar o estado nutricional é fundamental para reduzir atrasos no início da terapia nutricional. Consequentemente, educar todos os membros da equipe oncológica para avaliar o estado nutricional pode aprimorar o diagnóstico nutricional precoce e levar a melhores resultados para os pacientes. Assim, um estudo piloto avaliou a mudança no conhecimento e autoeficácia entre os membros da equipe de oncologia após assistirem a um vídeo educacional sobre desnutrição. A intervenção educacional por vídeo foi ministrada em 77 ambulatórios de oncologia durante reuniões semanais da equipe. Mudança no conhecimento e autoeficácia na avaliação e diagnóstico da desnutrição foram avaliados e a aceitabilidade dos profissionais com vídeo educativo também foi observada.
Resultados mostraram que a pontuação média do teste melhorou 1,95 ± 1,48 pontos (p <0,001). Os grupos ocupacionais individuais melhoraram as pontuações significativamente (p≤0,005), exceto para o pessoal clínico especializado. Autoeficácia melhorou de 38% para 70%. O total de 90,8% dos participantes indicou que o vídeo educacional melhorou sua confiança na avaliação da desnutrição.
Os autores do estudo concluíram que o vídeo educacional foi bem aceito e melhorou o conhecimento e a autoeficácia da avaliação e diagnóstico da desnutrição entre os profissionais do ambulatório de oncologia. A implementação mais ampla de tal intervenção educacional e teste longitudinal de retenção de conhecimento e mudança de comportamento é garantida.