Dieta low carb é melhor que exercício para emagrecimento?

Dieta low carb é melhor que exercício para emagrecimento?

A obesidade é um importante problema de saúde pública e intervenções no estilo de vida, incluindo ajustes na dieta e exercícios, são considerados métodos importantes para a perda de peso e o controle de várias doenças associadas à obesidade.

Ainda não está claro que tipo de resultado pode ser obtido por quem escolhe seguir apenas uma dessas estratégias, então pesquisadores de Shangai, na China, compararam os efeitos de 3 semanas de dieta low carb (DLC) ou exercícios de intensidade moderada a alta na perda de peso e controle de parâmetros metabólicos em adultos não diabéticos com sobrepeso ou obesidade.

Os pesquisadores selecionaram 45 adultos, com IMC ≥ 24kg/m², que foram aleatoriamente divididos entre grupo DLC (n=22) e grupo exercício (n=23). Ambos os grupos foram submetidos a avaliação inicial, que incluiu: teste de tolerância oral de glicose, avaliação de esteatose hepática, bioimpedância, antropometria, questionário sobre saúde e hábitos de vida e exames laboratoriais.

Três dias após a avaliação inicial, os participantes foram orientados a iniciar as intervenções, com duração total de três semanas. O grupo DLC passou a consumir, no máximo, 50g de carboidrato ao dia, sem restrição para gorduras e proteínas, e realizou registro fotográfico de todas as refeições.

O grupo exercício foi orientado a seguir sua dieta habitual e realizar exercícios de intensidade moderada a alta, por 30 minutos ou mais por dia, mantendo uma frequência cardíaca de 60% -70% de sua frequência cardíaca máxima.

Todos os participantes foram reavaliados semanalmente e três dias após a finalização das intervenções. Não foi monitorado o consumo alimentar do grupo exercício. O grupo DLC apresentou redução do consumo calórico (de 1858,5 ± 53,4 kcal, nos três dias iniciais, para 1523.9 ± 32,8 kcal após a adoção da DLC) e mudanças na proporção entre os macronutrientes foram observadas.

O grupo DLC apresentou maior perda de peso em comparação ao grupo exercício (- 3,56 ± 0,37 kg vs. – 1,24 ± 0,39 kg, P <0,001), bem como uma maior redução na massa gorda (- 2,10 ± 0,18 kg vs. – 1,25 ± 0,24 kg, P = 0,007) e circunferência da cintura (- 5,25 ± 0,52 cm vs. – 3,45 ± 0,38 cm, P = 0,008). Estes resultados são animadores, mas é importante observar que houve perda de massa livre de gordura apenas no grupo DLC.

Em ambos os grupos houve redução da gordura corporal e melhora da esteatose hepática, assim como melhora da resistência à insulina e diminuição de triglicerídeos. Em relação ao LDL-c, houve aumento no grupo DLC e redução no grupo exercício. Na avaliação dos parâmetros glicêmicos, observou-se maior redução entre os indivíduos do grupo DLC.

Os autores concluem que os efeitos da DLC e dos exercícios são semelhantes no alívio da esteatose hepática e resistência à insulina, mas quando comparada a exercícios, a DLC pode ser mais eficiente para perda de peso e homeostase da glicose em pessoas com obesidade.

Referência

Cai L, Yin J, Ma X, Mo Y, Li C, Lu W, Bao Y, Zhou J, Jia W. Low-carbohydrate diets lead to greater weight loss and better glucose homeostasis than exercise: a randomized clinical trial. Front Med. 2021 Jun;15(3):460-471. doi: 10.1007/s11684-021-0861-6. Epub 2021 Jun 29. PMID: 34185279.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post