Atletas sabem sobre nutrição?

Atletas sabem sobre nutrição?

Em atletas de elite, cuidados especiais de nutrição são importantes para preservar estoques de glicogênio, garantir boa recuperação e adaptação aos treinos extenuantes.   Conhecimentos de nutrição clínica e esportiva fornecem estratégias para planejamento alimentar adequado, de forma a atender as necessidades nutricionais.

Uma série de estudos recentes demonstra que o conhecimento em nutrição de atletas de elite é deficiente. Para avaliação desse conhecimento, o questionário eletrônico “Plataforma para Avaliar o Conhecimento do Atleta sobre o Questionário de Nutrição Esportiva” (PEAKS-NQ) foi recentemente desenvolvido. O PEAKS-NQ demonstrou boa validade de construção, conteúdo e confiabilidade.

Para avaliar o nível de conhecimento em nutrição esportiva de atletas de elite australianos, o PEAKS-NQ foi aplicado em atletas de diversos esportes. Nutricionistas esportivos da National Institute Network em toda a Austrália recrutaram atletas para completar o PEAKS-NQ online, com 50 itens de duas sessões: Nutrição Clínica e Esportiva. As principais medidas de resultados foram pontuação de conhecimento sobre nutrição e pontuação de adequação da ferramenta (utilidade, aceitabilidade e viabilidade).

Para escores de conhecimento, testes t independentes, ANOVA e testes de qui-quadrado foram usados para avaliar as diferenças entre os grupos. A adequação foi avaliada por meio de estatística descritiva. A amostra de conveniência teve um total de 240 atletas com média de 21,3 (± 4,3 anos) sendo 63,5% mulheres e 63,3% em nível de competição internacional.

Os atletas pontuaram 70,7 ± 10,5%, com melhor conhecimento em nutrição clínica em relação à nutrição esportiva. As mulheres tiveram pontuações gerais mais altas (P <0,001), sem diferenças para a idade ou esporte praticado. Atletas com educação universitária pontuaram mais do que atletas com educação não superior (P = 0,004).

Foram identificadas lacunas de conhecimento em relação a gorduras (função e fontes alimentares), recuperação no treino e manutenção da composição corporal. Nutricionistas esportivos avaliaram a adequação do PEAKS-NQ positivamente com concordância completa em 8 dos 12 itens.

Conclui-se que o conhecimento de atletas é mais profundo sobre conceitos de nutrição clínica do que em nutrição esportiva. Nesse sentido, os autores sugerem que programas de educação nutricional podem ser benéficos em contextos específicos do esporte. Para os nutricionistas esportivos, o PEAKS-NQ foi considerado como medida altamente aceitável, viável e útil.

Referência:

Ryan Tam, et al. Measuring the sports nutrition knowledge of elite Australian athletes using the Platform to Evaluate Athlete Knowledge of Sports Nutrition Questionnaire. Nutrition & Dietetics. 2021;1–9.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post