As novas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) trazem recomendações para facilitar a tomada de decisão dos profissionais de saúde em sua prática diária no atendimento de alterações cardiovasculares.
Uma série de novos tópicos foram incluídos e abrangem avaliação do risco de doença cardiovascular (DCV), aconselhamento dietético, mudanças de estilo de vida, metas de perfil lipídico, dentre outras recomendações.
O primeiro objetivo do tratamento deve focar em reduzir a pressão arterial para menos de 140/90 mmHg em todos os pacientes, e as metas subsequentes devem ser ajustadas para a idade e comorbidades específicas.
O tempo sedentário deve ser reduzido, e a prática de atividades leves ao longo do dia é recomendada para diminuir a mortalidade e morbidade por todas as causas e por condições cardiovasculares. Intervenções de estilo de vida, como educação em grupo ou individual, técnicas de mudança de comportamento, aconselhamento por telefone e uso de rastreadores de atividade devem ser considerados para aumentar a participação em atividades físicas.
Em adultos com condições inflamatórias crônicas, a avaliação do risco total de DCV pode ser considerada, e em pacientes com transtornos mentais, a atenção e apoio devem ser intensificados para melhorar a adesão às mudanças no estilo de vida e ao tratamento medicamentoso.
Dentre as novas recomendações dietéticas, destacam-se:
- A dieta do mediterrâneo (ou similar) é recomendada para diminuir o risco de DCV.
- Peixes gordurosos devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana e carnes processadas devem ser menos frequentes.
- O consumo de álcool deve ser restrito a um máximo de 100 g por semana.
- O uso de dietas de baixa caloria seguida de reintrodução alimentar e fases de manutenção de peso podem ser considerados para a perda significativa de peso logo após o diagnóstico de diabetes.
- Para indivíduos com obesidade e alto risco de DCV, a cirurgia bariátrica deve ser considerada, quando a mudança no estilo de vida não resultar em perda de peso contínua.
Em pacientes com aterosclerose comprovada, recomenda-se que os valores de LDL sejam inferiores a 55 mg/dL e, para melhora geral do quadro, uma redução de 50% do valor basal é recomendada. Em pessoas aparentemente saudáveis com idade inferior a 70 anos e alto risco de DCV, a meta final de LDL deve ser de <70 mg/dL.
Acesse o documento completo, clicando aq