Nova atualização da diretriz de nutrição para adultos com DRC foi publicada pela National Kidney Foundation’s Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (KDOQI). A DRC é classificada em estágios 0, 1, 2, 3a, 3b, 4 e 5, conforme o ritmo de filtração glomerular, proteinúria, albuminúria em 24h ou relação albumina/creatinina urinária em amostra única. Os estágios 4 e 5 da DRC são os mais severos.
A diretriz recomenda aplicação de triagem nutricional de rotina, principalmente na DRC estágios 3 a 5 ou pós-transplante, pelo menos semestralmente, para identificar aqueles em risco de desnutrição energético proteica, do inglês protein energy wasting (PEW).
A avaliação antropométrica é recomendada em todos pacientes renais na primeira consulta e nas visitas periódicas. Absortometria de raio-X de dupla energia (DEXA) é padrão-ouro para avaliação da composição corporal de todos pacientes. Na impossibilidade, é sugerido uso de bioimpedância multifrequencial para avaliar a composição corporal. Na ausência de edema, dobras cutâneas podem ser avaliadas para medida da gordura corporal. As avaliações antropométricas devem ser realizadas no mínimo 30 minutos ou mais após o final da sessão de hemodiálise para garantir a redistribuição de fluidos corporais. O IMC pode ser avaliado a cada 6 meses nos estágios 1-3, a cada 3 meses nos estágios 4-5 e mensalmente na HD.
Na DRC estágio 5, recomenda-se uso da ASG de 7 pontos para avaliar o estado nutricional. O escore de desnutrição-inflamação (MIS) está indicado na HD e pós-transplante.
A calorimetria indireta é o melhor método para o gasto energético de repouso (GER). Em pacientes metabolicamente estáveis, equações preditivas podem ser usadas para estimar o GER ou 25-35kcal/kg/dia. Para oferta proteica, pacientes com DRC 3 a 5, recomenda-se restrição de proteínas com ou sem análogos de cetoácidos: 0,55 a 0,6g/kg/dia, ou de 0,28-0,43g/kg/dia + análogos de cetoácidos adicionais para atender até 0,6g/dia. Pacientes estáveis em HD ou diálise peritoneal, recomenda-se de 1 a 1,2 g/kg/dia.
Na terapia nutricional da DRC, é destacado o cuidado aos micronutrientes. Avaliar deficiências nutricionais, em especial da vitamina C, D, K, ácido fólico e cálcio. A restrição de fósforo alimentar deve ser avaliada individualmente, em todos os estágios da DRC. O potássio deve ser ajustado na DCR estágios 3 e 5 para manter os níveis dentro da faixa de normalidade. Na hipocalemia, a suplementação deve ser instituída.
Na DRC estágios 3 a 5, é sugerido limitar a oferta de sódio para menos que 2,3g ao dia.
Para conhecer a suplementação de micronutrientes, acesse a diretriz na íntegra clicando aqui