Semaglutida e saúde cardiovascular: quais são os pacientes elegíveis para o tratamento?

Semaglutida e saúde cardiovascular: quais são os pacientes elegíveis para o tratamento?

semaglutida e saúde cardiovascular
Fonte: Canva

Em 2023, o estudo SELECT lançou luz sobre o potencial promissor da semaglutida em reduzir o risco de eventos cardiovasculares em pacientes não diabéticos acima do peso. Desde então, outras pesquisas buscaram entender a relação entre semaglutida e saúde cardiovascular.

Entretanto, são poucas as evidências de mundo real sobre o tópico, ou seja, evidências clínicas usando dados resultantes da prestação de cuidados de saúde de rotina.

Uma recente pesquisa buscou entender, dentre uma população com síndrome coronariana aguda (SCA), quais seriam os pacientes elegíveis para o tratamento com semaglutida. Confira a seguir.

Como a pesquisa foi conduzida?

O estudo adotou uma abordagem observacional prospectiva, utilizando dados do registro START-ANTIPLATELET, que incluiu pacientes admitidos por SCA em sete centros de cardiologia na Itália. 

Ao total, foram incluídos 2.940 pacientes, divididos em dois grupos:

1) Grupo SELECT-like: pacientes que atendiam aos critérios do ensaio SELECT, isto é:

  • Não diabéticos
  • Idade ≥45 anos
  • IMC ≥27 kg/m² 
  • Histórico de doença cardiovascular aterosclerótica (como infarto do miocárdio, AVC ou doença arterial periférica sintomática) 
  • Livres de eventos cardiovasculares há pelo menos 60 dias

2) Grupo não elegível: composto pelos pacientes que não cumpriam todos esses critérios.

Durante a hospitalização por SCA, foram coletados dados clínicos, laboratoriais e históricos dos pacientes. Após a alta, os pacientes passaram por avaliações aos 6 meses e 1 ano, permitindo uma análise dos desfechos clínicos de longo prazo.

Os principais desfechos avaliados foram:

  • Eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE): incluindo morte por todas as causas, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e revascularização do vaso alvo.
  • Eventos clínicos adversos líquidos (NACE): composto de morte por todas as causas, IM, AVC e sangramento grave em 1 ano.

Essa metodologia possibilitou identificar quantos pacientes se enquadravam nos critérios do ensaio SELECT e comparar os desfechos clínicos entre os grupos ao longo de um ano.

27% dos pacientes foram elegíveis ao tratamento com semaglutida

O estudo revelou que 27,4% (n=807) dos pacientes avaliados se enquadravam no grupo SELECT-like, ou seja, eram elegíveis para o tratamento com semaglutida até 2,4 mg uma vez por semana.

Vale ressaltar que, ao retirar o critério de “não diabéticos”, essa porcentagem subiu para 55% de pacientes elegíveis.

De qualquer forma, os pacientes do grupo SELECT-like apresentavam:

  • Idade mais jovem: média de 63,8 anos (comparada a 66,3 anos do grupo não elegível)
  • IMC mais elevado: média de 30,7 kg/m² (comparado a 26,1 kg/m² do grupo não elegível)

Além disso, outros parâmetros laboratoriais, como hemoglobina, hematócrito e depuração de creatinina, foram superiores no grupo SELECT-like.

Dentre os pacientes do grupo SELECT-like, quase todos (98,7%) tinham histórico de infarto do miocárdio. Dentre eles, 44,9% eram classificados como obesos e 53,8% como sobrepeso. A incidência de eventos prévios como AVC (2,6%) e doença arterial periférica (4,7%) foi baixa, com a maioria dos pacientes apresentando apenas um critério para a inclusão.

Durante o seguimento de um ano, 2.143 pacientes foram avaliados, permitindo a comparação dos desfechos clínicos entre os dois grupos:

  • MACE: O grupo SELECT-like apresentou uma menor incidência (4,6% vs 8,2%). 
  • NACE: O grupo SELECT-like apresentou uma menor incidência (3,6% vs 7,6%).
  • Mortalidade: a taxa de morte por todas as causas foi menor no grupo SELECT-like (2,7% vs 5,1%).

Os autores destacam que o melhor desempenho clínico do grupo SELECT-like pode ser atribuído, em parte, à menor idade média, à menor prevalência de comorbidades e à ausência de diabetes, fatores estes que influenciam positivamente os desfechos cardiovasculares.

Conclusão

Em resumo, em uma população real de pacientes com SCA, uma proporção substancial de pacientes é potencialmente elegível para tratamento com semaglutida após a fase aguda (>60 dias), de acordo com os critérios do estudo SELECT. 

A identificação desses pacientes pode ajudar a definir aqueles que poderiam potencialmente se beneficiar da semaglutida para prevenção secundária de doença cardiovascular.

Para ler o artigo científico completo, clique aqui.

Se você gostou deste conteúdo, leia também:

Cursos que podem te interessar:

Referência:

De Sio V, Gragnano F, Capolongo A, Guarnaccia N, Maddaluna P, Acerbo V, Galli M, Berteotti M, Sperlongano S, Cesaro A, Moscarella E, Pelliccia F, Patti G, Antonucci E, Cirillo P, Pignatelli P, Palareti G, Pengo V, Gresele P, Marcucci R, Calabrò P. Eligibility for and practical implications of Semaglutide in overweight and obese patients with acute coronary syndrome. Int J Cardiol. 2025 Mar 15;423:133028. doi: 10.1016/j.ijcard.2025.133028. Epub 2025 Jan 29. PMID: 39890028.

Pós-graduação de Nutrição Clínica

Compartilhe este post