Eficácia de uma combinação nutracêutica no metabolismo lipídico de pacientes com Síndrome Metabólica

Os nutracêuticos representam uma nova fronteira terapêutica no tratamento da síndrome metabólica (SM) e de fatores de risco cardiovasculares relacionados.

Galletti e colaboradores realizaram um estudo prospectivo, multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado com 158 pacientes, com idade entre 28 e 76 anos, com objetivo de avaliar os potenciais efeitos benéficos da Armolipid Plus (AP), composto por berberina – 500 mg, arroz vermelho, monacolina K – 3 mg e policosanol- 10 mg, na resistência à insulina, perfil lipídico, proteína C-reativa, pressão arterial e remodelação cardíaca em indivíduos afetados por SM, com hipertrofia ventricular esquerda.

Os pacientes foram randomizados para ingerir 1 comprimido de AP ou placebo (PL) uma vez ao dia, durante 24 semanas. Foram avaliados parâmetros antropométricos e vitais, colesterol total (CT), LDL colesterol, triglicerídeos (TG), HDL colesterol e colesterol não-HDL (NHDL-C).

Após 24 semanas de tratamento, a análise realizada em 141 indivíduos (71 no grupo AP e 70 no grupo PL), mostrou melhora significativa do perfil lipídico com redução no CT (- 13,2 mg / dl), LDL-C (- 13,9mg / dl) e NHDL-C (- 15,3 mg / dl) em ambos os grupos, comparado aos valores basais do início do estudo. No grupo AP houve aumento significativo de HDL-C (+ 2,0 mg / dl), comparado ao placebo.

Os resultados deste estudo mostram que em indivíduos com SM, o tratamento com AP melhorou o perfil lipídico e os fatores mais aterogênicos, sugerindo redução do risco de desenvolvimento e progressão da aterosclerose, particularmente em indivíduos com alto risco. Mais estudos com seguimento em longo prazo são necessários para confirmar esses resultados e avaliar seus efeitos na morbimortalidade por doenças cardiovasculares.

Referência: Galletti F, Fazio V, Gentile M et al. Efficacy of a nutraceutical combination on lipid metabolism in patients with metabolic syndrome: a multicenter, double blind, randomized, placebo controlled trial. Lipids Health Dis. 2019 Mar 18;18(1):66

Por Renata Gonçalves