A boa hidratação tem papel fundamental na recuperação da infecção por COVID-19. Manter-se bem hidratado é importante para reposição de fluidos perdidos com o aumento da temperatura corporal, para redução de secreções respiratórias e do risco de pneumonia. Os sinais de que a hidratação não está ideal incluem: sede, boca seca, febre, urina de cor escura, débito urinário reduzido, aumento da frequência cardíaca, cansaço e confusão mental.
Recentemente, a Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (ASPEN) divulgou recomendações para adequada hidratação de indivíduos não hospitalizados em recuperação do COVID-19.
– Beber água ou líquidos claros de hora em hora. No mínimo, consumir de 60 a 120 mL de líquidos a cada 15 minutos. Preferir goles pequenos e frequentes. Variar os tipos de líquidos para evitar alteração do apetite e do paladar.
– Líquidos indicados para consumo incluem: água, bebidas claras (chá, sucos), soluções de reidratação oral ou bebidas esportivas, que além de fornecem calorias, contém eletrólitos e minerais essenciais.
– Manter água e líquidos ao lado da cama para hidratação durante a noite. – Na presença de vômitos ou diarreia, além da água, consumir uma solução de hidratação oral. Sugestão de receita de bebida para reidratação: misturar em 1 jarra: 1⁄2 a 3⁄4 de colher de chá de sal + 1 xícara de suco (laranja, uva, maçã, amora) + 3 e 1⁄2 xícaras de água.